Adalberto Jardim larga em terceiro em Guaporé, ao lado de Hisgué

“É um resultado bem atípico, não pelos pilotos, mas pelos caminhões que estão na frente. Mas para a Fórmula Truck, para o evento, foi um ânimo a mais, e achei demais. É óbvio que gostaria de fazer a pole, mas fiquei extremamente feliz pelo Diumar e o Fizio. Não poderia ter sido melhor, pois misturou os caras que estão brigando pelo título lá atrás. Amanhã será um começo complicado, mas acho que foi um dia muito bacana para a categoria”, disse Jardim após o treino classificatório.

Os treinos que definiram o grid de largada da oitava etapa da Fórmula Truck (quinta válida pelo campeonato brasileiro) foram marcados por mudanças climáticas que provocaram resultados atípicos em Guaporé (RS). Em meio a estas variáveis (ora a pista estava seca, ora molhada), a equipe Volkswagen conseguiu colocar dois caminhões na segunda fila da prova de amanhã: Adalberto Jardim larga em terceiro lugar, logo à frente de Valmir Benavides.

Outros dois caminhões Volkswagen Constellation estão entre os dez primeiros: Débora Rodrigues sai na quarta fila, na oitava colocação, uma a frente de Felipe Giaffone, que na etapa passada, em Buenos Aires, se sagrou o primeiro piloto campeão sul-americano de Fórmula Truck.

Para Jardim, a briga pela vitória está totalmente aberta na corrida de amanhã. “Nosso saldo foi positivo no treino de hoje, porque, com as condições mudando tanto, consegui um lugar na segunda fila, o que me permite lutar pela vitória neste domingo”, diz o piloto, que compete com o modelo Volkswagen Constellation.

O vice-líder do Brasileiro é Giaffone, que tem 66 pontos, apenas três atrás do líder. Hoje, por entrar na pista com muita chuva, ele ficou fora do Top Qualifying ao marcar o nono melhor tempo, mas acredita que mesmo assim pode buscar amanhã sua terceira vitória seguida em Guaporé (ele venceu as edições de 2008 e 2009).

A briga pela pole position hoje em Guaporé também incluiu Débora Rodrigues. A piloto da Volkswagen teve chance concreta de ficar na primeira fila, ao conseguir uma excelente volta quando a pista começou a ficar molhada na primeira parte do treino e, depois, ir de pneus slicks para a sessão final. Uma queima de radar (ela passou a 163 km/h na reta, 3 km/h acima do permitido), no entanto, tirou sua melhor volta no Top Qualifying e com isso ela largará na quarta fila, na oitava colocação.

Opinião de Renato Martins, que vai largar na 17a colocação: “Fizemos três estratégias diferentes com nossos caminhões no Top Qualifying e estamos numa boa posição para brigar pela vitória amanhã’, diz o piloto e chefe da equipe oficial da MAN Latin America na Truck.

A corrida será neste domingo, a partir das 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Grid – Fórmula Truck
1º) 11 – Diumar Bueno (V, PR), 1:28.983
2º) 100 – Vignaldo Fizio (M, SP), 1:29.017
3º) 23 – Adalberto Jardim (W, SP), 1:29.417
4º) 2 – Valmir Benavides (W, SP), 1:30.898
5º) 1 – Roberval Andrade (S, SP), 1:30.956
6º) 20 – Pedro Muffato (S, PR), 1:31.245
7º) 71 – Cristina Rosito (F, RS), 1:33.547
8º) 7 – Debora Rodrigues (W, SP), sem tempo (radar)
9º) 4 – Felipe Giaffone (W, SP), 1:37.770
10º) 73 – Leandro Totti (M, PR), 1:38.766
11º) 6 – Wellington Cirino (M, PR), 1:39.319
12º) 3 – Geraldo Piquet (M, DF), 1:39.395
13º) 83 – Regis Boessio (M, SP), 1:39.922
14º) 55 – Paulo Salustiano (I, SP), 1:40.011
15º) 70 – Danilo Dirani (F, SP), 1:41.453
16º) 14 – João Maistro (V, PR), 1:41.583
17º) 9 – Renato Martins (W, SP), 1:41.606
18º) 77 – André Marques (V, SP), 1:42.517
19º) 88 – Beto Monteiro (I, PE), 1:48.292
20º) 50 – Fred Marinelli (I, PR), 1:51.668

—————————————————————————-
Apoio nas Informações: Rodrigo França e Anderson Marsili