Garantia da F-Truck retornar a Cascavel foi ponto de partida para o processo de revitalização do autódromo


O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck volta a Cascavel depois de pouco mais de cinco anos. A sexta das dez etapas, neste domingo (5), marcará uma nova fase na rica história do automobilismo da cidade paranaense, com o Grande Prêmio Crystal representando o primeiro evento no Autódromo Zilmar Beux depois do amplo projeto de revitalização que a Prefeitura Municipal levou a efeito no local – trabalho que terá sequência nos próximos meses.

O projeto viabilizado pelo prefeito Edgar Bueno para a revitalização do autódromo teve origem efetivamente em 2011, quando visitou várias etapas da Fórmula Truck. Seu contato frequente com a direção da categoria evidenciava o propósito de devolvê-la a Cascavel, onde a história registra os primeiros momentos das corridas de caminhões no Brasil – a primeira prova extra-oficial da história da Truck, no dia 9 de abril de 1995, aconteceu em Cascavel.

“O prefeito nos procurou determinado a levar a Fórmula Truck de volta a Cascavel e eu disse a ele que teríamos o maior prazer em voltar para cá, isso só dependia da cidade. Quando o autódromo oferecesse condições, a Fórmula Truck voltaria à cidade, como de fato voltou”, afirma a presidente da categoria, Neusa Navarro. A última corrida da categoria no autódromo cascavelense, no dia 11 de março de 2007, foi vencida pelo brasiliense Geraldo Piquet.

Neusa Navarro visitou o canteiro de obras do autódromo no dia 5 de junho, logo depois da quarta etapa da temporada, disputada dois dias antes em Goiânia. “Isso faz menos de 60 dias, as obras estavam totalmente cruas. Olhei, avaliei, acreditei no trabalho e fiz uma aposta calculada confirmando a corrida para cá. Vejo que foi uma aposta correta. O trabalho no autódromo teve um resultado fantástico, a cidade merece todos os cumprimentos”, ela enaltece.

Edgar Bueno aponta o retorno da competição a Cascavel como “uma reconquista para a cidade”. “A Fórmula Truck nasceu em Cascavel e hoje está entre as grandes competições internacionais. Com a vinda da prova, estamos resgatando a história do automobilismo da cidade. Temos tradição e, por isso, somos respeitados no Brasil inteiro”, observa. “Vamos colocar à disposição dos pilotos a segunda melhor pista do Brasil”, acrescenta o prefeito.

Os benefícios advindos da revitalização do autódromo são enaltecidos por Edgar Bueno. “Cascavel ganha muito. São centenas de empregos gerados em dias de provas como esta da Truck e com as muitas que virão. Todos ganham. Taxistas, rede hoteleira, seguranças, restaurantes… Enfim, geramos emprego e movimentamos a economia local e regional, ganhando um novo nicho de mercado, que é o turismo de eventos e negócios”, enumera.

———————————————————-
Texto: Grelak Comunicação