GP Crystal mantém pista de Pinhais como a que mais recebeu corridas da F-Truck

Localizado em Pinhais (PR), o Autódromo Internacional de Curitiba é o que mais vezes recebeu eventos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck desde que a categoria foi criada, em 1996. A segunda etapa da temporada de 2014, colocando em disputa o GP Crystal no dia 13 de abril, consolidará a 19ª vez em que a competição dos caminhões mais rápidos do planeta reunirá o público da capital paranaense e da região metropolitana.

Se por um lado a F-Truck não teve etapas no Autódromo Internacional de Curitiba em duas temporadas, as de 1997 e 2004, o circuito de 3.695 metros foi o único, em toda a história da categoria, a receber dois eventos na mesma temporada – isso ocorreu duas vezes, em 2000 e 2001. As 18 apresentações proporcionaram 23 corridas, consideradas as rodadas duplas que compunham cada etapa do campeonato em seus cinco primeiros anos.

De 1996 a 2000, em suas cinco primeiras temporadas, a Fórmula Truck tinha suas etapas compostas por rodadas duplas, com treinos classificatórios distintos para cada corrida de um evento. A primeira rodada dupla em Pinhais foi disputada em 1996 e teve pole-positions do paulista Renato Martins e do paranaense Sérgio Drugovich, ambos com caminhões Scania. Drugovich, na soma dos tempos das duas provas, foi o vencedor da etapa.

Em 1998, na volta a Pinhais, Osvaldo Drugovich Júnior, irmão de Sérgio, marcou as duas poles e foi declarado vencedor da etapa com um primeiro e um segundo lugar – Martins obteve uma vitória. O gaúcho Jorge Fleck, com Volvo, revezou com Drugovich Júnior as poles da rodada dupla curitibana de 1999. O piloto paranaense, já bicampeão da categoria, conduziu seu caminhão Scania à vitória nas duas provas e conquistou a etapa.

A primeira rodada dupla de 2000 teve Fleck marcando as duas poles. Ele venceu a etapa com um primeiro e um segundo lugar – a segunda prova teve vitória do paulista Vignaldo Fízio, com Scania. Roberval Andrade foi pole na volta da Truck a Curitiba naquele ano, com um Volvo e venceu a segunda corrida. Na primeira, o vencedor foi seu companheiro de equipe Tiago Grison. A soma de pontos deu a vitória na etapa a Martins, com Scania.

A partir de 2001, a F-Truck adotou o formato atual, de etapas únicas. Foi o segundo ano em que a Truck teve duas etapas em Curitiba. Ambas tiveram domínio de Wellington Cirino, que na campanha para o primeiro de seus quatro títulos marcou as duas poles e conquistou as duas vitórias. Em 2002, o pole na etapa curitibana foi Andrade, já pela Scania. A vitória coube a Beto Monteiro – o pernambucano cumpria sua primeira temporada pela Ford.

Cirino repetiu a pole em 2003, quando Vignaldo Fízio obteve, pilotando um Mercedes-Benz, sua última vitória na categoria. O autódromo da cidade de Pinhais só receberia a Fórmula Truck novamente em 2005, com pole de Fízio, de Mercedes-Benz. Em uma corrida marcada pela chuva e pela alternância nas condições de pista, o catarinense Luiz Zappelini, de Volkswagen, alcançou na última volta a liderança que valeu sua primeira vitória.

Em 2006, a pole-position foi de Renato Martins, com um Volkswagen. O vencedor da corrida foi o paulista Vinicius Ramires, pilotando um Mercedes-Benz. Felipe Giaffone, em sua primeira temporada completa pela Volkswagen, conquistou pole e vitória na etapa de 2007. Em 2008, o pole foi Monteiro, em sua única temporada com um Scania. Zappelini, agora pilotando um caminhão Volvo, festejou sua segunda e última vitória na categoria.

Giaffone voltou a pôr a Volkswagen na pole em 2009, quando Cirino venceu a etapa pela terceira vez. Em 2010, Andrade obteve a pole e venceu, resultado fundamental para a conquista de seu segundo título brasileiro na categoria. Danilo Dirani conquistou a pole e a vitória em 2011, de Ford. A etapa de 2012 teve pole do Scania de Leandro Reis. Leandro Totti largou dos boxes e conduziu seu Mercedes-Benz à quinta de suas seis vitórias no ano.

Disputada em novembro, a etapa de 2013 marcou a segunda vitória de Giaffone na pista paranaense. Inscrito com o caminhão MAN, ele conquistou a pole-position da corrida. A realização do GP Crystal no mês de abril configura uma novidade ao público paranaense, habituado a acompanhar a categoria na penúltima etapa de cada campeonato, como tem acontecido nos últimos anos. A programação de treinos terá início na sexta-feira, 11 de abril.

____________________________________________
Texto: Grelak Comunicação
Foto: Orlei Silva