Para Adalberto Jardim a disputa será acirrada em Brasília, mas brigará pela pole-position

Piloto da MAN Latin America/AJ5 Sports que já conquistou o pódio neste ano, após o quarto lugar na corrida de Interlagos, em décimo no campeonato, Adalberto Jardim com Volkswagen Constellation de numeral 8 espera disputas acirradas no anel externo de Brasília (DF) para a quarta etapa da Fórmula Truck 2014. “Depois da introdução do motor MAN D26 de 12 litros no ano passado, nossa competitividade aumentou bastante em pistas de alta velocidade, como Brasília. Neste circuito, os tempos são muito próximos e a briga pela pole position pode ser decidida até nos centésimos de segundo (0s01)”, disse Jardim.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck volta suas atenções à região Centro-Oeste do país nesta semana. As equipes já têm seus caminhões e sua estrutura técnica sendo transportada a Brasília (DF), onde no domingo (8) será disputado o GP Petrobras, valendo pela quarta das dez etapas da temporada de 2014. O anel externo do circuito, com 2.919 metros de extensão, revela as mais altas médias de velocidade do calendário da categoria.

Brasília movimenta também o Campeonato de Marcas
A disputa por vitórias no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck não se restringe aos títulos de pilotos. Pela 11ª temporada consecutiva a categoria tem em vigor o campeonato entre marcas. Das seis montadoras que compõem o grid, quatro já obtiveram o título, atribuído à maior pontuação de seus pilotos segundo um regulamento distinto. Ford, Scania, Mercedes-Benz e Volkswagen revezaram os dez títulos postos em disputa entre 2004 e 2013.

A MAN, que substituiu a Volkswagen para efeito de campeonato, lidera a atual temporada com 136 pontos, 28 de vantagem sobre a Mercedes-Benz. As duas montadoras lideram o ranking de títulos, com quatro cada, e preparam-se para a sequência da disputa pela liderança neste domingo (8) no GP Petrobras, quarta das dez etapas previstas no calendário. A corrida será disputada no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).

O Campeonato Brasileiro de Marcas da Fórmula Truck considera todos os pontos eventualmente conquistados pelos três pilotos de melhor colocação de cada montadora ao término de uma corrida – pontos de bonificação por pole position, volta mais rápida ou posição no momento da intervenção programada do Pace Truck cada corrida não são computados. O sistema de pontuação é o mesmo do campeonato de pilotos, que premia os 14 primeiros colocados.

O máximo possível a cada marca por etapa é de 62 pontos, total que perfaz as três primeiras posições – são 25 pontos para o vencedor, 20 para o segundo colocado e 17 para o terceiro. A líder MAN esteve próxima do proveito total na terceira etapa, disputada no dia 18 de maio em São Paulo (SP), onde pontuou com a vitória de Leandro Totti, o segundo lugar de Felipe Giaffone e a quarta posição de Adalberto Jardim, campanha que totalizou 59 pontos.

A programação do GP Petrobras em Brasília terá início na sexta-feira (6) com duas sessões de treinos livres de 60 minutos, cada, marcadas para as 11h e as 14h. No sábado (7) serão disputados dois treinos livres de 45 minutos, às 8h30 e às 10h15. A tomada de tempos classificatória vai começar às 13h, com transmissão ao vivo pelo site formulatruck.com.br. A corrida de domingo terá largada às 13h15, para 60 minutos de disputas.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação entre os pilotos após 3 de 10 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 92
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 50
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 49
4º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 43
5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 38
6º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 26
7º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 22
8º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 21
9º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Motorsport, 18
10º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 16
11º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 15
11º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 15
13º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 12
14º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 7
15º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 6
16º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 5
16º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 5
16º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 5
19º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 3
19º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 3
21º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, 2.

———————————————————–
Com informações de Grelak Comunicação e imagens de Orlei Silva.