Na etapa de Goiânia Fórmula Truck utiliza detector de fumaça

O detector de fumaça será testado mais uma vez na quinta etapa da Fórmula Truck, a ser disputada no próximo domingo, dia 12 de julho, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. Criado por uma empresa brasileira especialmente para a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, o aparato tecnológico passou pela primeira prova no Velopark, quando todas as equipes tiveram a oportunidade de usar o novo equipamento que tem como principal função detectar o excesso de fumaça nos caminhões.

Oficialmente chamado de Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça, o aparelho é inédito no mundo e foi criado especialmente para a Fórmula Truck pela empresa DSA. O detector de fumaça é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de sensores posicionados no cano do escapamento. Um desses sensores emite uma luz, controlada eletronicamente, e o outro a recebe, medindo o que os técnicos chamam de opacidade, que é a propriedade que os materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar, mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Na prática, isso significa mais fumaça. Dependendo do nível atingido o piloto será punido quando o sistema for implantado definitivamente. Além de armazenar as informações, a central eletrônica repassa os dados imediatamente aos comissários desportivos que confirmam a penalização do piloto.

Entrevista coletiva dos líderes da Fórmula Truck

Na próxima sexta-feira, dia 10, às 9 horas, no Autódromo de Goiânia,acontece uma entrevista coletiva com os três primeiros colocados do campeonato e a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. Os jornalistas devem confirmar presença pelo email miltonalves@formula truck.com.br. Será servido um café da manhã para todos os presentes e serão sorteadas quatro voltas rápidas no caminhão da Fórmula Truck, que serão dadas logo em seguida à entrevista coletiva.

Truck Kids será nesta quarta no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Normalmente realizado somente na parte da tarde, em Goiânia, onde no domingo acontece a quinta etapa da temporada da Fórmula Truck, o Truck Kids desta vez será bem mais longo. Nesta quarta-feira (dia 8 de julho) o início será às 14 horas e o encerramento às 21 horas no Centro Cultural Oscar Niemeyer, um espaço nobre da cidade. Das 14 às 18 horas será a vez das escolas estaduais a serem definidas pelo Governo do Estado, importante parceiro da Fórmula Truck na realização da corrida. Depois, das 18 horas às 21 horas, o Truck Kids será aberto ao público.

Para as crianças de no mínimo 4 anos e até 12 anos terem direito de dar uma volta nos minicaminhões estilizados, é preciso levar um quilo de alimento não perecível, menos sal e açúcar. Durante todo o dia a garotada poderá saborear um lanchinho, com suco e pipoca. Tudo o que for arrecadado será doado a instituições carentes a serem definidas pelo Governo goiano.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer fica na Avenida Deputado Jamel Cecílio, 4490, Quadra Gleba, Lote 1 – Setor Fazenda Gameleira, Goiânia.

Caminhões de brinquedo

Para alegrar ainda mais a garotada de Goiânia e região, a Fórmula Truck apresenta outra boa novidade nesta quinta etapa. Lançados na corrida anterior, disputada no Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, estarão à disposição na loja, situada na parte interna do Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, os caminhões de brinquedo. A venda começa sexta-feira às 9 horas e se encerra domingo. A miniatura é de plástico e tem 33,5 centímetros de comprimento, 18 cm de altura e 16 de largura. Pelo jeito será difícil convencer os pais a deixarem o brinquedo na mão dos filhos, mas o principal objetivo deste lançamento é dar diversão às crianças, pois o minicaminhão tem detalhes em dourado, inclusive as quatro rodas, também feitas de plástico. Quem é fã da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul não pode perder! O preço é R$ 49,90.

__________________________________
Texto: Milton Alves