Carros da DTM serão dois ou três segundos mais rápidos em 2019

O piloto da Audi DTM, Mike Rockenfeller, prevê um ganho de tempo de volta de dois a três segundos em 2019, graças aos novos carros que terão mais de 600 cavalos de potência, e também graças a um novo motor turbo de quatro cilindros e uma velocidade máxima de cerca de 300 km/h .

A categoria de carros de turismo alemães, implantou novos regulamentos técnicos para 2019, que vêem o antigo motor de oito cilindros substituído por uma unidade menor de quatro cilindros com um turbocompressor, além de uma aerodinâmica revisada que visa reduzir o downforce e aumentar as velocidades máximas.

Testes iniciais da Audi e da BMW mostraram um aumento de mais de 100 HP do novo motor, e Rockenfeller calcula que, combinado com as outras mudanças, os tempos de volta cairão dramaticamente.

“Dependendo da pista, os tempos de volta serão dois ou três segundos mais rápidos do que antes”, disse o campeão de 2013.

“Você se aproxima das curvas mais rapidamente e as fases de frenagem se tornam um pouco mais longas. Passamos as retas mais rápido porque estamos pilotando em velocidades mais altas, talvez a mais de 300 km/h pela primeira vez!”

“Isso deve ser fantástico, e definitivamente deve ser possível com o DRS e alguma correção.”

Rockenfeller descreveu as mudanças como as maiores que ele viu na categoria, desde que ele chegou em 2007, e disse que é um momento “muito emocionante” para estar envolvido.

“Certamente a maior diferença é o turbo de quatro cilindros, que claramente tem uma potência maior. Ao mesmo tempo, nosso novo carro tem uma aerodinâmica mais eficiente. Isso nos tornará muito mais rápidos nas retas”.

“Em suma, é a maior mudança que eu já vi na DTM. Estar envolvido nisso é muito emocionante. Eu estou pilotando com oito cilindros agora por doze anos, e estou ansioso para algo novo. Além disso, mais potência é sempre mais divertido”.

“Estou feliz por estarmos fazendo isso. É um grande passo para a DTM e estou extremamente ansioso para ver como será a primeira corrida da nova era da categoria”.

“Com a Aston Martin chegando, haverá uma nova marca e novos rostos. E a primeira corrida conjunta com o Super GT japonês está planejada. Tenho certeza de que a DTM 2019 será mega emocionante”, concluiu.

Matéria completa: https://f1mania.lance.com.br/outros/dtm/carros-da-dtm-serao-dois-ou-tres-segundos-mais-rapidos-em-2019/