Bottas é o mais rápido no primeiro treino livre do GP da Espanha

Na manhã desta sexta-feira, o primeiro treino livre do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 terminou com Valtteri Bottas, da Mercedes, na liderança. O finlandês garantiu o primeiro lugar com tempo de 1m17s951.

A segunda colocação ficou com Sebastian Vettel, da Ferrari, com 1m18s066, seguido pelo companheiro Charles Leclerc, que cravou 1m18s172. Lewis Hamilton fechou em quarto, com 1m18s575.

Os pilotos voltam a entrar em ação às 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira, para a realização do segundo treino livre. A corrida está marcada para o próximo domingo, às 10h10.

Os primeiros favoritos a marcarem voltas rápidas foram os pilotos da Ferrari. Logo no início, Charles Leclerc assumiu a liderança com 0s074 de vantagem sobre o companheiro Sebastian Vettel. Na sequência, contudo, o alemão conseguiu reagir e assumiu a ponta abrindo 0s4 de vantagem sobre o monegasco. Posteriormente, a diferença ainda foi aumentada para 0s512.

Quando foi a vez de Max Verstappen marcar volta rápida, o piloto da Red Bull por pouco não se envolveu em um acidente. Em velocidade na reta dos boxes, o holandês foi fechado por Valtteri Bottas e reclamou muito no rádio, mas nada aconteceu.

Quem também ficou perto de ter um problema um pouco mais grave foi Romain Grosjean. Primeiro, o piloto da Haas saiu da pista e foi parar com as quatro rodas na caixa de brita, mas voltou ao circuito na sequência. Depois, quando marcava sua melhor volta com pneus macios, novamente saiu do traçado, mas conseguiu se recuperar e fechar na surpreendente quinta colocação.

Na segunda metade do treino, já com pneus macios, enfim a Mercedes apareceu. Enquanto Lewis Hamilton tinha atuação apagada, Valtteri Bottas voava para desbancar a dupla da Ferrari e garantir a liderança na Catalunha.

Na reta final da atividade, ainda houve tempo para George Russel perder um de seus retrovisores e Lance Stroll bater, sem muita gravidade, o carro da Racing Point. Após o incidente, a direção de prova agitou a bandeira vermelha e o treino foi encerrado.

O post Bottas é o mais rápido no primeiro treino livre do GP da Espanha apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.