Verstappen é pole no GP do Brasil e sai na frente na disputa pelo terceiro lugar da F1

Não teve para ninguém. Max Verstappen comandou Q1, Q2 e Q3 e será o pole position no Grande Prêmio do Brasil, no circuito de Interlagos, neste domingo, ao fazer o tempo de 1min07s508. Em segundo, largará Sebastian Vettel, da Ferrari, e, em terceiro, Lewis Hamilton, da Mercedes.

Charles Leclerc foi quem marcou o quarto melhor tempo, mas recebeu punição de dez colocações e largará na 14ª posição. Fecharam os dez primeiros colocados, em sequência, os pilotos: Bottas, Albon, Gasly, Grosjean, Raikkonen, Magnussen e Norris.

O Grande Prêmio do Brasil, no circuito de Interlagos, acontece neste domingo, às 14h10 (de Brasília). O Mundial de 2019 da Fórmula 1 já tem seu campeão e vice definidos, com a dupla da Mercedes, composta por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Entre os construtores, a equipe alemã também já assegurou o sexto título consecutivo.

Dessa forma, na penúltima etapa da F1, que acontece em solo brasileiro, a terceira colocação do Campeonato ainda está em jogo. Na disputa estão Leclerc e Vettel, da Ferrari, e Verstappen, da RBR. O monegasco lidera com 249 pontos, e é o único que pode assegurar o terceiro lugar no Campeonato em Interlagos. O holandês é o quarto na tabela com 235 pontos e Vettel aparece em quinto com 230.

Mais cedo, o hexacampeão mundial foi o mais rápido no terceiro treino livre, ao registrar o melhor tempo de 1min08s320, apenas 0s026 à frente do holandês Max Verstappen. Já as Ferraris de Charles Leclerc e Sebastian Vettel, os mais rápidos de sexta-feira, ficaram na terceira e quarta colocações, respectivamente.

O treino – Alexander Albon até chegou a ficar com o melhor tempo do Q1, mas seu companheiro de RBR, Max Verstappen, registrou 1m08s242 e ficou com a primeira colocação. Leclerc ficou em segundo, com Albon fechando o top 3. Hamilton foi o sexto.

Foram eliminados do Q2 os pilotos Kvyat (STR), Stroll (Racing Point), Russell (Williams), Kubika (Williams) e Sainz (McLaren), sendo que este último sequer completou uma volta rápida por conta de problema mecânico.

No Q2, Hamilton fazia a melhor marca do final de semana (1min08s088), quando Leclerc entrou na pista e cravou 1min07s888. A alegria durou pouco, porque Verstappen, “com sangue nos olhos”, fechou o seu tempo em 1min07s503, na primeira colocação. O britânico caiu para a quarta posição, dando lugar a Vettel em terceiro.

Por outro lado, ficaram de fora do Q3 Norris (McLaren), Ricciardo (Renault), Giovinazzi (Alfa Romeo), Hulkenberg (Renault) e Perez (Racing Point).

No Q3, Hamilton e Vettel chegaram a ocupar os melhores tempos, na primeira posição, mas Verstappen mais uma vez foi o melhor e fez o tempo de 1min07s508, seguido de Vettel (1m07s631) e Hamilton (1min07s699).

O post Verstappen é pole no GP do Brasil e sai na frente na disputa pelo terceiro lugar da F1 apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.