Jardim avalia Mercedes Classe E 350

Dirigir um modelo da Mercedes-Benz é prazer na certa. Dificilmente você encontra algum jornalista ou proprietário de Mercedes dizendo que não gostou de seu desempenho e nem de sua dirigibilidade. Muito pelo contrário. Esses luxuosos modelos sempre recebem inúmeros elogios. E quando você tem a oportunidade de dirigir um, consegue entender a extensa lista das qualidades de um Mercedes. O Classe E 350 Avantgard emprestado para a MotorCar, com preço sugerido de R$ 299.000, foi avaliado pelo piloto de Stock Car e Fórmula Truck, Adalberto Jardim, que o definiu: “o Classe E 350 é um excelente modelo para o que se propõe”.

E o Classe E 350 se propõe a que? Se propõe a ser um sedã luxuoso, que oferece muito conforto a bordo, excelente desempenho e muita segurança aos ocupantes. Embora tenha toda a pinta de um esportivo, ele não é um modelo para ser dirigido esportivamente e sim calmamente, passeando, apreciando, sentindo todo seu conforto, observando todos os detalhes… Enfim, um modelo para o motorista degustar pouco a pouco, como um bom vinho.

Antes de entrar no Classe E, observe cada detalhe de seu design externo. Apresentada em março último na Europa, essa oitava geração traz na dianteira conjunto ótico duplo em formato de cubos, no lugar dos famosos e tão marcantes faróis duplos redondos. Seu desenho era inconfundível. Mas certamente também cairá no gosto do consumidor. A grande grade do radiador é outro ponto de destaque da frente do carro e a conhecida estrela de três pontas presa ao capô.

No conjunto, o design do Classe E 350 mudou muito. Os estilistas capricharam como sempre e mesmo com tantas novidades e as linhas mais retas é muito fácil perceber que é um modelo da fabricante alemã. Os arcos sobre as caixas das rodas traseiras foram mantidos. Na traseira, as lanternas seguem o mesmo formato dos faróis, mantendo a harmonia. São retangulares, cortados pela tampa do porta-malas e contam com a lente branca horizontal na parte central. O modelo conta com saída de escapamento dupla.

O interior esbanja requinte. O motorista se sente bem acomodado no banco de couro e com todos os comandos à mão e de fácil visualização e manuseio. É preciso perder um tempinho aprendendo toda a tecnologia que o Classe E oferece, como por exemplo, o Parking Guidance que ajuda o motorista a fazer uma baliza. Quando o condutor está procurando uma vaga, ao passar bem devagar por uma, o sistema pergunta ao motorista, por meio de uma mensagem no visor, se precisa de ajuda. Ao apertar a tecla OK no volante, o sistema inicia o processo. É só seguir as orientações, sem precisar olhar para trás e controlar no pedal do freio.

Ao sair com o carro alguns pontos chamam a atenção: o rodar macio, o silêncio a bordo e a ausência do barulho do vento batendo na carroceria. Segundo Jardim, é consequência do baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico, o CX, que é de 0,25. Segundo a fábrica, esse CX é 4% melhor que a versão anterior do E 350. Em resumo, conforto para os ocupantes. Falando nisso, a suspensão conta agora com amortecedores magneto-reológicos, que adaptam o amortecimento às situações de uso.

Apesar de pesar 1.735 kg e medir 4,87 metros, segundo Adalberto Jardim, “nas curvas de baixa é estável e não tem muita tendência por conta do controle de tração. Porém, em velocidades mais altas, a frente fica meio “boba” por causa do peso”. Os pneus 245/45 com as grandes rodas de 17 polegadas são justificados na dirigibilidade. Eles fazem o carro ter mais contato com o chão tornando mais eficiente as freadas.

Embaixo do capô, o mesmo motor que já equipava a versão anterior, um V6 de 3.5 litros que desenvolve potência máxima de 272 cavalos a 6.000 rpm e 35,7 mkgf de torque máximo a 2.400 rpm. De acordo com a Mercedes, o modelo brasileiro não pôde receber os novos propulsores CGI com injeção direta estratificada por não haver no país uma gasolina com baixo teor de enxofre, requisito necessário para os catalisadores não entupirem. Esse novo motor atende os padrões Euro 6, exigidos somente para 2014.

“O motor do E 350 é ótimo, elástico, ideal para a estrada. Você pisa, ele demora um pouco para responder, mas quando entra, é muito rápido. A resposta do motor é muito boa. Quando você dirige esportivamente e estica a marcha, ele vai até os 6.500 sem cortar. Quando começa a chegar perto da faixa, você percebe que ele vai diminuindo, discretamente. Entra na fase de segurança. Mas um motorista comum não conseguirá sentir essa diminuição discreta”, explica Jardim.

O câmbio sequencial de 7 marchas deve agradar aos proprietários do E 350. É confortável, principalmente com as trocas no volante, igual aos carros de Fórmula 1. Este é um apelo para vender o modelo. “Gostei do câmbio, porém, um motorista mais experiente perceberá que ele não consegue usar as marchas da maneira que ele quer. Dependendo da rotação, o sistema muda a marcha sozinho. Você tem que dosar o acelerador para mudar a marcha quando quiser”, diz o piloto.

À noite o Classe E 350 mostra toda a eficiência do sistema inteligente de faróis, o Active Light System, que regula automaticamente a altura e o facho dos faróis (largura e profundidade), além de serem direcionais, para proporcionar melhor visibilidade ao motorista, sem ofuscar o condutor do carro que vem no sentido contrário. Ou seja, quando o carro faz a curva, os faróis acompanham, iluminando melhor o local.

Quer mais? Esse Mercedes conta com um sistema chamado Attention Assist. Um dispositivo que convida o motorista a parar para tomar um cafezinho quando detecta que todos os 70 parâmetros que ele controla ficaram inalterados por mais de vinte minutos. Ou seja, ele verifica posição do volante, pedais e aceleração. Estão inalterados pode ser um sinal de que o motorista está com sono ou cansado. Uma xícara de café aparece bem no centro do visor do hodometro.

Mas o modelo ainda conta com sistema de ar-condicionado de três zonas inclusive para os passageiros do banco de trás, direção assistida, rodas de liga leve, CD player, comandos no volante, vidros e travas elétricas, espelhos elétricos, teto solar elétrico, câmbio automático, cruise-control, computador de bordo, bancos de couro, descanso central traseiro com porta-copos escondido, luzes de presença que variam de brilho conforme a claridade do ambiente, central multimídia para 6 DVDs e memória para guardar 4 GB de música.

O Classe E 350 é um sedã luxuoso, confortável, seguro e com tecnologias de ponta. Tem inúmeras qualidades para disputar com BMW 530i e Audi A6 a preferência do consumidor deste segmento. Poderia custar cerca de R$ 20.000 a menos, ficando na faixa de seus adversários. E Adalberto Jardim completa: “pra mim, é um carro completo”.

Acompanhe a coluna de Adalberto Jardim no www.betamotorcar.com.br

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