Com a etapa de Potenza se aproximando, decidimos refrescar a memória de vocês relembrando em detalhes como foi essa primeira visita dos Brutos na estreia do circuito mineiro no cenário nacional do automobilismo.
Na época, a Super Truck Elite, chamada somente de “Super”, corria junto no mesmo grid da Pro (então classe geral) e não havia distinção na tabela de tempos, então não estranhe ao olhar as folhas de tempo originais que inserimos abaixo.
Aquele fim de semana, com o autódromo ainda em fase de finalização, viu uma tempestade na sexta, um sábado tranquilo e um domingo onde o que pegou fogo mesmo foi a pista. Apertado e difícil, o circuito se mostrou um desafio nas primeiras voltas, onde todos andavam embolados.
Mas vamos contar essa história do começo, desde a primeira sessão. Vem com a gente:
COMO FOI O TL1
Roberval Andrade começou com o pé direito os treinos que abriram oficialmente o Autódromo Potenza para o automobilismo de nível nacional. A Volkswagen, aliás, fez uma trinca no topo.
Já a Mercedes colocou André Marques em quarto e Wellington Cirino parou na pista com problemas e não marcou tempo, o mesmo acontecendo com Fabinho Fogaça, Danilo Alamini e Evandro Camargo.
COMO FOI O TL2
O primeiro dia de atividades da penúltima etapa da Copa Truck que inaugurou oficialmente no calendário oficial do automobilismo brasileiro, o Potenza, em Lima Duarte (MG), com Paulo Salustiano registrando o melhor tempo em 1:51.451 com o Volkswagen Meteor.
As sessões de entrosamento dos pilotos com a pista viu muitas escapadas, algumas quebras, mas nenhum acidente. E, quando restavam 30 minutos para o término do segundo treino, uma tempestade de proporções épicas despencou na região, forçando uma bandeira vermelha. Quando a chuva baixou, a sessão foi reiniciada, mas apenas para “cumprir tabela”, já que ninguém foi para a pista nos poucos minutos que faltaram.
Sétimo na lista, Giuliano Losacco foi o melhor da Super Truck com a Mercedes, seguido pelo atual líder da categoria, Felipe Tozzo.
COMO FOI O TL3
Ficou com Beto Monteiro o melhor tempo no último treino livre da Copa Truck no Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), disputado na manhãzinha do sábado com a pista ainda úmida.
O bicampeão foi seguido de perto por Felipe Giaffone, com Roberval e Salu logo atrás. A única ocorrência foi uma escapada de Danilo Alamini, cujo VW ficou preso na brita e provocou o encerramento da sessão em bandeira vermelha.
COMO FOI O QUALY
Com um caminhão imbatível, Felipe Giaffone cravou a primeira Pole Position Maxon da história do Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), palco da oitava e penúltima etapa da temporada 2021.
O piloto da Usual Racing cravou a marca de 1:51.093, estabelecendo o recorde do traçado de 3.200 metros com o modelo Iveco Hi-Way, colocando uma vantagem de 0s422 para o atual bicampeão, Beto Monteiro, com um Volkswagen Meteor. Como de costume, o ex-piloto da Indycar plantou uma bananeira para comemorar.
Na Super Truck, com a eliminação de Giuliano Losacco por excesso de fumaça, Daniel Kelemen ficou com a pole position ao marcar o nono tempo no geral e dividirá a quinta fila do grid com Fabio Fogaça.
CLASSIFICAÇÃO
TOP QUALIFYING
COMO FORAM AS CORRIDAS
A Copa Truck fz uma apresentação histórica no novo Autódromo Potenza, em Lima Duarte (MG), que recebeu sua primeira competição de nível nacional e que viu Felipe Giaffone e Danilo Dirani como grandes vencedores.
As corridas que marcaram a estreia de Potenza no calendário foram extremamente atribuladas e competitivas. A primeira disputa acabou maculada por um forte acidente entre Danilo Alamini e Fabinho Fogaça, que deu muito trabalho para a turma do resgate. Nos minutos que restaram, no entanto, as disputas foram apertadíssimas e Giaffone superou Beto Monteiro por dois segundos no geral, enquanto Daniel Kelemen venceu pela primeira vez na SuperTruck, seguido por Rodrigo Pimenta.
A bateria complementar viu Jaidson Zini largar da ponta e liderar a maior parte da prova, mas o azar bateu à sua porta e ele queimou o radar, sendo obrigado a cumprir um drive-through e dar a liderança de mão beijada para Dirani, que largou do fundo do pelotão na corrida 1 e venceu com 1s4 de vantagem para Paulo Salustiano; já Tozzo venceu após uma enorme confusão que tirou da prova o então líder Kelemen, além de Losacco e Djalma Pivetta.
CORRIDA 1
CORRIDA 2
Comunicação Copa Truck – Contato: Bruno Vicaria (11) 981963069