Citroën C4 Pallas Flex 2010 passa pela avaliação de Adalberto Jardim

Sem grandes mudanças, a Citroën renovou quase que imperceptívelmente a linha 2010 do C4 Pallas. O modelo lançado em 2007 no mercado brasileiro continua com a mesma aparência e ao contrário do que se esperava não existe ainda intenção da montadora francesa em modificar totalmente o visual do sedã de entrada da marca. A versão que nos foi entregue para avaliação é a mais completa da linha C4 Pallas Flex 2010, a Exclusive com Pack Tecnologique, que é oferecida a partir de R$ 59.000 na versão GLX, preço bastante competitivo frente aos outros concorrentes de um dos mercados com mais opções atualmente no Brasil. O modelo passou também pelas mãos do experiente piloto da Fórmula Truck e colunista de MotorCar, Adalberto Jardim.

Visualmente o modelo continua o mesmo, sem mudanças, sem pequenas atualizações de parachoque, desenho de rodas, nada. O visual do C4 Pallas que foi uma verdadeira mudança de design entre outros modelos no seu lançamento, hoje já parece cansado e nem chama mais tanto a atenção como antes. Jardim foi bem taxativo na avaliação do visual do sedã: “O modelo é bonito, mas suas formas externas são pouco ousadas e muito clássicas, com certeza o perfil do comprador desse veículo é de pessoas mais conservadoras, mas com dois filhos e que não quer ousar”. Externamente a única mudança recebida pelo C4 Pallas foi uma nova cor de pintura. Entrou a Gris Cendré, um cinza perolado que ganha tons de marrom com a incidência de luz solar e saiu a Gris Grafito, que era um tom de cinza mais escuro, do catálogo de cores.

Internamente, a grande mudança foi a perda do conta-giros em formato de arco que havia sobre o volante e que por vezes chegava a incomodar na visão dos motoristas. Na linha 2010, o conta-giros foi integrado ao painel digital translúcido e central que fica alojado no centro do painel, mudança que deu ao painel um visual mais limpo que o dos exemplares da linha 2009. Sem dúvida, um dos grandes atrativos do C4 Pallas continua sendo seu interior, que reforçado pela mudança no conta-giros, ficou mais vanguardista ainda, que foi o termo utilizado por Adalberto Jardim para definir o interior do veículo. “É um carro de vanguarda”, disse o piloto da F-Truck, quando citou as soluções que a Citroën adotou no C4 Pallas como volante com miolo fixo e com comandos de rádio e telefone e bluetooth.

Falando sobre o rádio é bom lembrar que ele ganhou um reforço no entretenimento, já que contava apenas com CD Player com MP3 e radio AM/FM e agora, onde havia uma tomada de 12 volts acima da alavanca de freio, o modelo recebeu duas entrada auxiliares, USB e Aux-In, entrada de cabo auxiliar, a famosa entrada de fone de ouvido. De acordo com a avaliação de Adalberto Jardim, “o volante é muito bom e oferece uma boa pegada para as mãos na hora de dirigir principalmente pelo revestimento em couro. Além do sistema de som, a buzina e as luzes-espia estão localizadas junto ao volante também, fazendo da funcionalidade uma palavra exata para o conjunto”.

Os 4,77 metros de comprimento, 2,71m de entre-eixos e 1,77m de largura do Pallas, fazem dele um carro extremamente confortável e com bom espaço interno, inclusive para as pernas dos mais altos que vão no banco de trás do veículo. “O carro é muito confortável por dentro, com bom acabamento e posição de dirigir muito boa, é um conjunto confortável”, diz Jardim. Os bancos de couro seguram o motorista no lugar, são confortáveis e ainda contam com ajuste elétrico no assento do condutor. O porta-malas tem 580 litros de capacidade e acomoda perfeitamente a bagagem de quatro adultos, além de contar com rede para prender objetos menores.

Embaixo do capô o C4 Pallas guarda um propulsor de 2.0 litros Flex de 16 válvulas que desenvolve 151 cavalos a 6.000 rpm e 21,6 kgfm de torque a 4.000 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv também a 6.000 rpm e 20,3 kgfm de torque aos mesmos 4.000 rpm quando abastecido com gasolina que vem associado a um câmbio automático de quatro marchas. A engenharia da Citroën poderia ter colocado um câmbio mais moderno, ou seja, automático de cinco marchas. O colunista de MotorCar disse ter gostado e se surpreendido com o motor do C4 Pallas. “Ele é ótimo, tem respostas rápidas e precisas. Me surpreendeu o desempenho desse motor, que tem uma boa pegada. Porém, senti um problema, que deve ser de um sensor do carro, porque quando o carro está frio ele demorava a responder ao acelerador e de repente dava uma acelerada brusca”.

Em relação ao câmbio, Jardim disse que no modo automático, o câmbio privilegia o comprador com o perfil do carro, conservador e que não exige esportividade do modelo, mas se o motorista desejar um pouco mais de esportividade na tocada, a grande jogada está na possibilidade de troca manual das marchas através da alavanca de câmbio no modo sequencial”. A parte mecânica do C4 Pallas também continua inalterada, com construção no eixo dianteiro do estilo McPherson e na traseira com braços estendidos e travessa deformável. Essa construção de suspensão privilegia o conforto dos ocupantes do veículo e em velocidade de cruzeiro chega a ser mole demais, caso o carro não esteja devidamente carregado com peso, mantém a estabilidade do modelo, mas poderia ser mais firme.

“Achei o conjunto de suspensão dele meio “molão”, ele é mais voltado para o conforto do que para a pilotagem. Eu gostaria de uma suspensão com resposta mais áspera, que estivesse mais próximo da esportividade e não privilegiasse tanto o conforto”, explicou Adalberto Jardim. “Como piloto, acabo sempre querendo um carro que tenha mais esportividade do que realmente um conforto excessivo. Poderia ser mais firme, mas está de acordo com a proposta do veículo”, completou. Quando se trata de segurança, o C4 Pallas Flex Exclusive tem todos os opcionais disponíveis pela marca, ABS com distribuição eletrônica de frenagem, AFU (Ajuda à Frenagem de Emergência), Controle de estabilidade (ESP) e o ASR que entra em ação em caso de patinagem das rodas.

O ESP é o único equipamento que pode ser desligado, através de um botão na parte baixa do painel, próximo à porta. O C4 Pallas conta também com dois airbags laterais dianteiros e dois airbags do tipo cortina. Os faróis de Xenon são direcionais e acompanham o movimento do volante e estão disponíveis apenas para a versão Exclusive através do Pack Tecnologique e contam com limpadores de faróis. Os para-choques largos e robustos são propensos a raspar em buracos, saídas de garagens e ruas em aclíves, será inevitável. Os espelhos externos contam com fechamento eletrônico ao acionar o alarme do veículo e o carro conta também com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro que são muito sensíveis, já que ao menor movimento a frente ou atrás do veículo ele apitava e pode ser desligado.

Util no trânsito, desde que você lembre de ligá-lo na hora de entrar no estacionamento ou em uma vaga na rua, já que a visão traseira do C4 Pallas na hora de realizar manobras não é das melhores, pela linha de cintura alta que o veículo tem. A cereja do bolo na linha 2010 é o perfumador de ambiente que pode ser instalado no painel, é literalmente, perfumaria. No final das contas, não há muitas mudanças no C4 Pallas que continua a ser um carro confortável, equipado com um bom motor, mas que poderia ter um câmbio automático mais moderno e com mais marchas. O espaço interno é bom e o conforto é item de série para toda a família a bordo do veículo, mas a suspensão, macia demais, poderia ser melhor ajustada sem perder o conforto. Conservador e sóbrio, o C4 Pallas tem mais a oferecer do que os números de vendas dizem.

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