Adalberto Jardim testa novos equipamentos no seu Volkswagen Constellation

Adalberto Jardim foi o sexto melhor no primeiro treino livre, disputado na manhã desta sexta-feira, em Jacarepaguá. “Hoje foi dia de ajustes, então a colocação final no dia não é tão importante”, diz Jardim. Líder do campeonato de marcas da Fórmula Truck e atual campeã brasileira e sul-americana, a equipe oficial da MAN Latin America iniciou hoje, no Rio de Janeiro, a busca pela vitória do GP de Jacarepaguá, onde será disputada a segunda etapa do campeonato neste domingo.

Ficou por conta dos pilotos da Mercedes-Benz o principal destaque do primeiro dia de treinos livres para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Os pilotos da marca ocuparam quatro das cinco primeiras posições no resultado combinado da sexta-feira (30) de treinos no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, onde no domingo (1º) haverá a disputa do GP Bridgestone-Bandag.

As duas sessões de treinos do dia tiveram como mais rápidos pilotos paranaenses que competem com caminhões Mercedes-Benz. Leandro Totti foi mais rápido no treino da manhã. Um problema na embreagem, contudo, impediu o piloto da ABF Racing Team de participar do treino da tarde, dominado por Wellington Cirino, que estabeleceu a volta mais rápida do dia.

Amanhã, os caminhões da Fórmula Truck entram na pista para a disputa de mais treinos e da sessão classificatória que define o grid de largada da corrida de domingo, que será às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Etapa deste domingo em Jacarepaguá submeterá categoria a duas classificações de campeonato distintas

Etapa deste domingo em Jacarepaguá submeterá categoria a duas classificações de campeonato distintasA disputa do GP Bridgestone-Bandag, segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, abre uma nova frente na disputa de 2012. A partir do resultado da corrida deste domingo (1º) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro, a categoria passará a ter duas tabelas distintas de classificação, já que também está em disputa, sob um regulamento próprio, o título do Campeonato Sul-Americano.

O calendário da Fórmula Truck é composto por dez etapas. A primeira aconteceu há quatro semanas, na pista gaúcha do Velopark. Depois do Rio de Janeiro, haverá corridas em Caruaru, Goiânia, São Paulo e em uma pista ainda não definida. Depois, a competição terá sequência na Argentina, com a inédita corrida no circuito de Córdoba, para voltar em seguida ao Brasil com as etapas de Guaporé, Curitiba e Brasília.

Todas essas corridas, inclusive a agendada para a Argentina, contam pontos para a 17ª edição do Campeonato Brasileiro. Afora isso, a soma dos pontos obtidos pelos pilotos nas etapas do Velopark, de Caruaru, de Interlagos e de Córdoba são somadas em paralelo para a classificação do Campeonato Sul-Americano. A disputa continental foi implantada em 2010. Os dois primeiros campeões sul-americanos foram Roberval Andrade e Felipe Giaffone.

O sistema de pontuação é o mesmo para os dois campeonatos e prevê um ponto de bonificação pela pole-position, outro pela volta mais rápida da corrida, pontos extras aos cinco primeiros colocados quando cada corrida completa seu primeiro terço – momento em que há intervenção programada do Pace Truck para que todos os caminhões sejam reagrupados – e a pontuação regulamentar aos 14 primeiros de cada etapa.

Como a primeira etapa valeu pelos dois campeonatos, as pontuações são idênticas. O líder é o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, que no Velopark conquistou pole e vitória, depois de revezar a liderança com o paranaense Leandro Totti, da ABF Racing Team/Mercedes-Benz. Os paulistas Felipe Giaffone, André Marques e Adalberto Jardim vêm a seguir na tabela e garantem à MAN-Volkswagen a liderança na competição de marcas.

Depois de uma etapa, o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a seguinte classificação:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 30
2º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, 22
3º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, 17
4º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), AJ5 Motorsport, 14
5º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 12
6º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 10
7º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, 8
8º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 7
8º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 7
10º) Christian Fittipaldi (SP/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 6
10º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 6
12º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 5
13º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, 4
14º) Regis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 2
15º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1

—————————————————————–
Apoio nas informações: Grelak Comunicação e RF1 Jornalismo
Imagem: Orlei Silva