Adalberto Jardim fez uma corrida ousada e cruzou a linha de chegada na oitava posição

“Foi uma corrida muito movimentada e mais uma vez consegui contar com a eficiência de nosso caminhão Volkswagen Constellation em ritmo de corrida para passar diversos pilotos e conquistar importantes pontos”, diz Jardim. A equipe oficial da MAN Latin America manteve a liderança no campeonato de marcas da Fórmula Truck após a disputa da terceira etapa da temporada 2012, hoje, em Caruaru, em Pernambuco.

Pilotando caminhões Volkswagen Constellation, três pilotos do time estiveram no top-10, sendo um no pódio: André Marques foi o segundo. Débora Rodrigues, a única mulher a competir na Truck, largou do 17º posto, superou dez adversários e cruzou a linha de chegada na sétima posição, logo à frente de Adalberto Jardim, oitavo na prova pernambucana.

Com o bom rendimento de três caminhões, a MAN Latin America agora tem 86 pontos no Campeonato Sul Americano de Marcas e 116 no Brasileiro.

Wellington Cirino comemorou neste domingo (6) uma conquista inédita em sua vitoriosa carreira na Fórmula Truck. O piloto paranaense venceu o GP Bridgestone-Bandag, terceira etapa do Campeonato Brasileiro e segunda do Sul-Americano, na cidade pernambucana de Caruaru. Foi a primeira vitória do tetracampeão no Autódromo Internacional Ayrton Senna, mesma pista onde, há exatos 15 anos, fez sua corrida de estreia na categoria.

A CORRIDA
Na largada, o pole Wellington Cirino manteve-se à frente. Leandro Reis tomava o segundo lugar de Felipe Giaffone. Beto Monteiro, nono no grid, saltou para sexto. Reis, ainda na primeira volta, saiu da pista no trecho misto que antecede a reta principal. O goiano acabou tendo de estacionar nos boxes da Original Reis. Ao fim da primeira volta, RM tinha Giaffone, André Marques e Renato Martins logo atrás do líder Cirino.

As características da pista pernambucano de 3.180 metros, que é uma das mais travadas do país e impõe dificuldade às manobras de ultrapassagem, fizeram com que os pilotos mantivessem as posições inalteradas nas primeiras voltas. Na abertura da quarta volta, Adalberto Jardim superou Paulo Salustiano e assumiu a nona posição. Na quinta volta, Leandro Totti superou Roberval Andrade na disputa pela sétima colocação.

Régis Boessio, que havia saído da pista logo após a largada, e Valmir Benavides, com problemas nos caminhões, procuraram o caminho dos boxes nas primeiras voltas – Boessio voltou à pista depois de três voltas. Na sétima, o caminhão de Giaffone passou a perder rendimento e o piloto paulista passou a facilitar as ultrapassagens dos concorrentes. Na oitava volta, foi Diumar Bueno quem abandonou, com problema na turbina.

A partir da oitava volta, enquanto Cirino administrava a vantagem de três segundos e meio sobre o vice-líder Marques, o público pernambucano que lotou o autódromo vibrava com o piloto local Beto Monteiro, que atacava o terceiro lugar de Martins. Na intervenção programada do Pace Truck, depois de 11 voltas, os cinco primeiros, que receberam pontos de bonificação, eram pela ordem Cirino, Marques, Martins, Monteiro e Geraldo Piquet.

Nuvens negras surgiam na região do autódromo quando a direção de prova determinou a relargada e algumas equipes começavam a considerar a possibilidade da corrida terminar sob uma até então improvável chuva. Dada a bandeira verde, Cirino manteve-se à frente e em duas voltas abriu vantagem de mais de dois segundos. Marques, Martins, Monteiro, Piquet e Totti mantinham-se muito próximos uns dos outros, do segundo ao sexto lugar.

Na abertura da 15ª volta, Débora Rodrigues arrancou aplausos com a ultrapassagem sobre Fred Marinelli, pelo lado externo da pista ao fim da reta dos boxes, que lhe valeu a décima colocação. Momentos depois, a torcida foi praticamente ao delírio com a manobra de Monteiro, que emparelhou seu Iveco com o Volkswagen de Martins na reta oposta e, apesar de ter havido um toque entre os dois, assumiu o terceiro lugar na corrida.

O toque danificou a carenagem do caminhão de Martins, que também teve um pneu furado e teve de procurar os boxes. Para o pernambucano, líder do campeonato, a consequência imediata do incidente foi o comprometimento da condição a dirigibilidade do caminhão. Na 17ª volta, Totti intensificou sua pressão a Piquet, num duelo entre pilotos da Mercedes-Benz que, com Martins fora da disputa, passava a valer o quarto lugar na corrida.

Nos 15 minutos finais da corrida, com todos os pilotos administrando o desgaste acentuado a que os caminhões foram submetidos pelo calor – e com a possibilidade de chuva já totalmente descartada –, Cirino já abria vantagem de mais de cinco segundos sobre Marques, que abria mais de três segundos sobre Monteiro. A três voltas do fim, José Maria Reis saiu da pista por conta de um pneu furado, problema que o levou as boxes.

A temporada 2012 da Fórmula Truck terá sequência no dia 3 de junho, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, uma corrida que valerá pontos apenas pelo Campeonato Brasileiro. Em Caruaru, depois de 29 voltas, a classificação final do GP Bridgestone-Bandag foi a seguinte:

1º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1h00min40s587
2º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 4s604
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 10s251
4º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 11s011
5º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 14s492
6º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 24s684
7º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 40s706
8º) Adalberto Jardim (JP/MAN-Volkswagen), AJ5 Motorsport, a 41s154
9º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 48s054
10º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 49s775
11º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, a 50s050
12º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 1min13s986
13º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 1min14s798
14º) Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks/DF Motorsport, a 1min26s684
15º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 1min56s410
16º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 1 volta
17º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 4 voltas

NÃO COMPLETARAM
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team,
Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições,
Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport,
Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco,
Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições,
Melhor volta: Giaffone, na 4ª, 1min50s028, média de 104,046 km/h

CLASSIFICAÇÃO DA TEMPORADA 2012 DA FÓRMULA TRUCK

Campeonato Brasileiro, após 3 etapas: 1º) Monteiro, 79 pontos; 2º) Marques, 58; 3º) Cirino, 38; 4º) Giaffone, 35; 5º) Andrade, 34; 6º) Salustiano, 27; 7º) Jardim, 21; 8º) Martins, 19; 9º) L. Reis e º) Totti, 18; 11º) Piquet, 15; 12º) Rodrigues, 14; 13º) Maistro, 13; 14º) Marinelli, 11; 15º) Bueno, 10; 16º) Pucci, 9; 17º) Fittipaldi, 7; 18º) Benavides e Gomes, 5; 20º) Dirani, Muffato e Lopes, 4; 23º) Boessio, 2.

Campeonato Sul-Americano, após 2 etapas: 1º) Monteiro, 49 pontos; 2º) Marques, 41; 3º) Cirino, 38; 4º) Giaffone, 23; 5º) Jardim, 21; 6º) Totti, 18; 7º) Salustiano, 17; 8º) Piquet, 15; 9º) Marinelli, 11; 10º) Bueno e Andrade, 10; 12º) Pucci, 9; 13º) Rodrigues, 8; 14º) Fittipaldi e Maistro, 6; 16º) L. Reis e Gomes, 5; 18º) Dirani, 4; 19º) Martins, 3; 20º) Boessio, 2; 21º) Lopes, 1.

————————————————————————-
Informações: RF1 Jornalismo e Grelak Comunicação
Imagem: Orlei Silva