São Paulo já é o foco de Adalberto Jardim, Volkswagen lidera no Marcas

No campeonato de pilotos da F-Truck, a MAN Latin America segue com seus pilotos bem posicionados. Mesmo sem marcar pontos hoje, André Marques é o terceiro na tabela, com 58 pontos, dois atrás do vice-líder. Giaffone o sexto (38), Martins o décimo-primeiro (23), Adalberto Jardim é o décimo-segundo (21) e Débora Rodrigues, décima-terceira (19). “Espero manter o retrospecto de anos anteriores: em minha primeira corrida com Volkswagen, fiz a pole position em Interlagos”, lembrou Jardim.

Desde os treinos livres, os pilotos da Fórmula Truck alertavam: a corrida em Goiânia seria de resistência. A previsão ficou evidente hoje na quarta etapa do campeonato, disputada sob calor de 33 graus em Goiânia. Fazendo uma corrida de resistência os pilotos Volkswagen se esforçaram para conquistar importantes pontos para a MAN Latin America, mantendo a liderança do time entre as marcas. A equipe foi a 134 pontos na tabela.

A CORRIDA
Na largada, enquanto Leandro Reis tratava de conter as investidas de Felipe Giaffone para manter a liderança, Danilo Dirani saía da sexta para a terceira posição. Roberval Andrade, oitavo no grid, era o quarto ao fim da reta dos boxes e acabou tocando o Ford de Dirani, que ficou atravessado na pista – ambos várias posições. Beto Monteiro, líder do campeonato, era o décimo no grid e valeu-se do incidente para fechar a primeira volta em quinto.

No complemento da primeira volta, Leandro Totti assumiu a segunda colocação e, pelo lado externo do traçado, atacou a liderança de Reis, que não permitiu a ultrapassagem. O goiano passou a adotar um traçado extremamente defensivo. Totti chegou a completar a segunda volta na liderança, embora Reis tenha reagido na segunda metade da reta dos boxes para novamente colocar o Scania da Original Reis Competições na primeira colocação.

O duelo entre xarás pela liderança continuou acirrado no complemento da terceira volta, quando Reis, empurrado pelo apoio da torcida goiana, acabou perdendo tração na curva que dá acesso à reta dos boxes. O goiano assumiu a linha interna da pista, deixando Totti sem espaço para tentar a ultrapassagem que parecia iminente. Giaffone, a essa altura, ja pressionava os dois líderes e via Totti sair rapidamente na pista, sem perder a vice-liderança.

O pelotão intermediário apresentava seus destaques. Andrade, que no incidente na largada havia caído para o décimo lugar, já figurava em oitavo na quinta volta, quando Geraldo Piquet tomou-se o ponto de bonificação dado ao autor da volta mais rápida da corrida. Piquet, quarto no grid, largou dos boxes, por último, por conta do problema que obrigou a ABF/Mercedes-Benz a trocar o motor de seu caminhão poucas horas antes da corrida. Era 16º.

Na sexta volta, as investidas de Totti surtiram efeito. Na reta oposta, o paranaense da ABF Racing Team retardou a frenagem e, pela linha interna, viu a condição que esperava para comandar a corrida – ao fim da sétima volta, já tinha 1s448 de vantagem. Andrade, a essa altura, vinha em sétimo, Piquet era o 15º colocado e Dirani enfrentava dificuldades para se recuperar do incidente na largada, ocupando a 16ª colocação.

Com pista livre pela frente, Totti abria vantagem na liderança, a ponto de completar a oitava volta 2s401 à frente de Reis. Ao fim da 11ª volta, o piloto paranaense tinha 3s326 à frente dos demais. Foi quando houve a intervenção do Pace Truck, a um terço da corrida, instante em que há atribuição de pontos de bonificação aos cinco primeiros colocados – que eram, pela ordem, Totti, Reis, Giaffone, Wellington Cirino e Monteiro.

Dada a relargada, Totti reagiu bem e valeu-se da presença de Dirani, retardatário, logo atrás de seu caminhão para manter sua vantagem acima dos três segundos. André Marques, vice-líder da temporada com o caminhão MAN-Volkswagen, retomou sua pressão a Monteiro, ao mesmo tempo em que via o sexto lugar ameaçado por Andrade. O caminhão de Reis, segundo, começava a apresentar fumaça atrás da cabine, sobre o motor.

Giaffone, em terceiro, intensificou sua pressão a Reis na 14ª volta, na tentativa de recuperar o contato com o líder Totti, que já abria mais de quatro segundos. A corrida já estava em sua segunda metade e o calor começava a comprometer o rendimento dos caminhões. Régis Boessio abandonou na 16ª volta, com o Mercedes-Benz da ABF Desenvolvimento Team parado no meio do circuito. No mesmo instante, Marques parava nos boxes.

Na 17ª volta, outro abandono, de Piquet. No ponto de frenagem para o S de baixa, o Mercedes-Benz do brasiliense escalou a traseira do Scania do goiano José Maria Reis e capotou. “Coisa de corrida”, contemporizou Piquet. A disputa por posições seguiu por mais alguns instantes antes da intervenção do Pace Truck, o suficiente para Giaffone assumir a segunda posição na corrida – atual campeão, Giaffone abandonaria a disputa poucos instantes depois.

Piquet foi imobilizado pela equipe de médicos coordenada pelo doutor Daniel de Moraes e levado ao ambulatório com suspeita de fratura no cotovelo direito. Ao reagrupamento dos pilotos pela presença do Pace Truck na pista a Mercedes-Benz tinha dobradinha. Totti seguia na liderança, enquanto Cirino era o segundo colocado – vencedor da etapa em 2011, ele havia ultrapassado Reis no mesmo instante em que o goiano foi superado por Giaffone.

Com o resgate do caminhão de Piquet e a limpeza do óleo derramado na pista concluídos, a corrida teve relargada a menos de dez minutos do fim da corrida. Cirino superava o retardatário Dirani e abria a 21ª volta 5s510 atrás do líder. Monteiro, com problemas num dos pneus traseiros esquerdos, caía do quinto para o décimo lugar. Reis também perdeu posições, sendo superado por João Marcos Maistro, com o Volvo da Clay Truck Racing, e por Andrade.

Completada a 21ª volta, Cirino havia diminuído a vantagem de Totti a 4s068. Faltavam pouco mais de cinco minutos para o fim da corrida. Reis já figurava fora da zona de pódio, em sexto – fora superado também pelo Iveco de Fred Marinelli. Nem o problema no motor do Scania de Andrade, que o fez abandonar na 22ª volta, devolveu Reis ao grupo dos cinco primeiros, já que ele acabou ultrapassado por Paulo Salustiano, da ABF/Volvo.

Totti administrou o ritmo e, nas voltas finais, manteve a margem sobre Cirino em torno dos cinco segundos, o suficiente para confirmar a conquista de sua quinta vitória na categoria. Cirino, Maistro, Marinelli e Salustiano fecharam as cinco primeiras posições. Reis, o ídolo da torcida local, terminou em sexto. Valmir Benavides e Beto Monteiro, ambos da Scuderia Iveco, fecharam a lista dos que completaram todas as 28 voltas da prova.

O resultado final do GP Petrobras, neste domingo em Goiânia, foi o seguinte:

1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1h01min47s824
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 2s834
3º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 10s893
4º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 16s695
5º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 17s450
6º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 21s849
7º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 26s512
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 44s557
9º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 1 volta
10º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 2 voltas
11º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 3 voltas
12º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 4 voltas
13º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 5 voltas
14º) Danilo Dirani (SP/Ford), Ford Racing Trucks-DF Motorsport, a 7 voltas

NÃO COMPLETARAM
Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 8 voltas
Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 8 voltas
Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 9 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 12 voltas
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team), a 13 voltas
André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 14 voltas
Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 21 voltas
Pedro Gomes (SP/Ford), Ford Racing Trucks-DF Motorsport, a 24 voltas
Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 26 voltas
Melhor volta: Piquet, na 5ª, 1min49s327, média de 126,28 km/h

CLASSIFICAÇÃO
A classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é esta:
1º) Monteiro, 87 pontos;
2º) Cirino, 60;
3º) Marques, 58;
4º) Totti, 48;
5º) Salustiano, 39;
6º) Giaffone, 38;
7º) Andrade, 37;
8º) L. Reis, 33;
9º) Maistro, 30;
10º) Marinelli, 25;
11º) Martins, 23;
12º) Jardim, 21;
13º) Rodrigues, 19;
14º) Piquet e Bueno, 16;
16º) Benavides, 13;
17º) Pucci, 9;
18º) Fittipaldi, 7;
19º) Gomes e Dirani, 5;
21º) Muffato e Lopes, 4;
23º) Boessio e J. Reis, 2.

A disputa de Marcas no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a Volkswagen na liderança com 134 pontos. A Iveco mantém a vice-liderança, com 112, apenas dois pontos atrás da Mercedes-Benz, que comemorou mais uma dobradinha em Goiânia. A Volvo, em quarto, tem 94. Scania, com 66, e Ford, com 10, completam a tabela de classificação.

A próxima corrida, em São Paulo, valerá também como terceira etapa do Campeonato Sul-Americano.

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Imagens: Orlei Silva