Caminhão de Jardim pega fogo e assusta a todos da Fórmula Truck


Adalberto Jardim, então em 11º lugar na prova, parava com seu caminhão em chamas – o próprio piloto da MAN Latin America / AJ5 Racing tentou extinguir o fogo com um extintor de incêndio, até a chegada da equipe de resgate. “Foi um susto muito grande, quase não consegui sair do caminhão com a fumaça e a fibra queimada me sufocando”, disse o piloto paulista chegando aos boxes e reclamando da incapacidade do pessoal próximo em auxiliá-lo a extinguir o fogo.

A corrida em Cascavel
Diferente de anos anteriores, a largada do GP Crystal, a partir da curva 1, hoje curva da Vitória, fez com que os 23 pilotos da Truck se aglomerassem na curva do Bacião no Autódromo de Cascavel Zilmar Beux, sem ocorrência de incidentes. Beto Monteiro, pole-position, caiu para o terceiro lugar e abandonou a prova em seguida. Logo na segunda volta, foi Pedro Muffato, representante de Cascavel, quem abandonou, com problemas mecânicos.

Enquanto Wellington Cirino seguia na liderança, Renato Martins tinha de cumprir um drive-thru como punição por excesso de velocidade no ponto da pista onde um radar limita o ritmo a 160 km/h. Roberval Andrade reassumiu a segunda colocação na quarta volta. Leandro Totti, em terceiro, aproximava-se dos líderes. A ultrapassagem sobre Andrade na sexta volta, valendo o segundo lugar, deu-se pela linha externa do Bacião.

Andrade esboçou reação na sétima volta, mas a perda de rendimento do Scania do Corinthians o fez perder contato com a disputa pela liderança da corrida – ele abandonou na décima volta, com o caminhão envolto em fumaça. Ao mesmo tempo, Adalberto Jardim, então em 11º, parava com seu caminhão em chamas – o próprio piloto tentou extinguir o fogo com um extintor de incêndio, até a chegada da equipe de resgate.

A intervenção do Pace Truck na corrida reagrupou o pelotão. Cirino viu sua vantagem de 5s1 sobre Totti ser anulada, mas reagiu bem na relargada e manteve-se à frente até ser superado por Totti na 11ª volta na frenagem para a antiga curva Um, agora Curva da Vitória. O piloto da ABF Racing Team abriu vantagem gradativamente até a 18ª volta, quando Cirino parou nos boxes com problemas em seu caminhão e abandonou a corrida.

O fogo voltou à cena na 24ª volta da prova, desta vez no caminhão de João Marcos Maistro, que ocupava a décima posição. Duas voltas depois, foi Paulo Salustiano quem abandonou, depois de uma batida no muro que motivou a volta do Pace Truck à pista. Dada a nova relargada, Régis Boessio assumiu o segundo lugar ultrapassando Felipe Giaffone, que retomou sua posição após duas voltas para mantê-la até a bandeirada final.

A três voltas do fim, Valmir Benavides defendia a quinta posição e seu lugar no pódio quando saiu da pista. Débora Rodrigues superou Fred Marinelli a poucos minutos do fim e assegurou sua volta ao pódio da Truck, em quinto lugar. Totti venceu com mais de quatro segundos de vantagem sobre Giaffone, com Boessio em terceiro e Piquet em quarto. A próxima etapa, no dia 9 de setembro, será na pista argentina de Cordoba.

Depois de 33 voltas, o resultado final do Grande Prêmio Crystal, em Cascavel, foi o seguinte:

1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1h00min12s894

2º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 4s352

3º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 11s143

4º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 17s283

5º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 26s345

6º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 1 volta

7º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 1 volta

8º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 1 volta

9º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis, a 1 volta

10º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 3 voltas

11º) Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 8 voltas

12º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, a 8 voltas

13º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 9 voltas

NÃO COMPLETARAM

João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 11 voltas

Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis, a 14 voltas

Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 16 voltas

Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 20 voltas

Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, a 23 voltas

Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 24 voltas

André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 24 voltas

Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 24 voltas

Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 30 voltas

Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 32 voltas

Melhor volta: Cirino, na 4ª, 1min18s447, média de 140,334 km/h

CLASSIFICAÇÃO

Após seis etapas, a classificação do Campeonato Brasileiro de F-Truck é a seguinte: 1º) Totti, 107 pontos; 2º) Monteiro, 95; 3º) Marques, 71; 4º) Giaffone, 68; 5º) Cirino, 66; 6º) Andrade, 61; 7º) Salustiano, 49; 8º) Jardim e Marinelli, 39; 10º) Boessio, 37; 11º) Piquet, 36; 12º) L. Reis, 33; 13º) Rodrigues, 32; 14º) Benavides e Martins, 31; 16º) Maistro, 30; 17º) Bueno, 20; 18º) Pucci, 16; 19º) J. Reis, 10; 20º) Dirani, 8; 21º) Fittipaldi e Muffato, 7; 23º) Gomes, 5; 24º) Lopes, 4.

————————————————————————–
Apoio nas informações: Grelak Comunicação
Imagem: Orlei Silva