Jardim não completa prova, mas comemora vitória de Giaffone e título da MAN

Adalberto Jardim largou no 11º posto e acabou a prova na 15ª posição. “Infelizmente o resultado que eu queria não veio, mas a corrida foi muito boa para a equipe, que conquistou uma importante vitória”, disse. O piloto da MAN Latin America, Felipe Giaffone, conquistou a vitória na última etapa do campeonato sul-americano da Fórmula Truck, disputado neste domingo, em Córdoba (Argentina) e com isso ajudou sua equipe a se sagrar bicampeã sul-americana de marcas. O resultado também colocou a MAN Latin America na liderança do campeonato brasileiro, com dois pontos de vantagem sobre a vice-líder.

Leandro Totti tornou-se neste domingo (9) o terceiro piloto da história da Fórmula Truck a conquistar o título do Sul-Americano. O paranaense levou o Mercedes-Benz da ABF Racing Team ao terceiro lugar no GP ZF Astronic, quarta e última etapa, no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província argentina de Córdoba.

A CORRIDA
Na largada, Totti superou Andrade e assumiu a segunda posição. Ao término da primeira volta, pela linha externa da reta dos boxes, saltou à frente superando também o pole-position Giaffone. Marques, oitavo no grid, fechou a primeira volta em quinto lugar, uma posição à frente de Monteiro, que alinhou em sétimo no grid. A vantagem que os três primeiros conquistaram na primeira volta foi praticamente aniquilada na volta seguinte.

O ritmo dos participantes nas voltas iniciais foi bastante homogêneo, a ponto da diferença entre o primeiro e o sexto colocado depois de cinco voltas ser de quatro segundos – a vantagem do líder Totti sobre o vice Giaffone era de 0s851. O líder tinha a volta mais rápida desde a segunda, quando cobriu o traçado em 1min32s967. Na quinta volta, Monteiro superou Marques e assumiu o quinto lugar, uma manobra decisiva para a definição do título.

Na nona volta, Marques passou pela área de boxes para cumprir um drive-thru por queima de largada e voltou à pista em 12º lugar, praticamente despedindo-se de suas chances de conquistar o título sul-americano. Enquanto isso, Monteiro conseguiu, em uma única volta, ultrapassagens sobre Cirino e Andrade, assumindo a terceira posição, a quatro segundos e meio do líder Totti – em relação a Giaffone, a diferença era de três segundos.

Na 12ª volta, Cirino estacionou à beira da pista com problemas em seu Mercedes-Benz à beira da pista – exatamente ao mesmo tempo em que seu companheiro de equipe Geraldo Piquet abandonava a corrida nos boxes, onde já havia estado no início da prova. Foi nessa volta que Giaffone tomou de Totti o ponto de bonificação pela autoria da volta mais rápida da corrida, marcando 1min32s940. Foi 27 milésimos de segundo mais rápido que o rival.

A intervenção programada do Pace Truck aconteceu após 12 voltas, quando as cinco primeiras posições traziam Totti, Giaffone, Monteiro, Andrade e Régis Boessio, que receberam pontos de bonificação. A manutenção desse resultado até a bandeirada final seria suficiente para o título de Totti. Monteiro, pelo título, teria de superar Giaffone, desde que Totti não recuperasse o ponto de bonificação pela autoria da volta mais rápida da corrida.

A relargada foi bem menos atribulada, com todos os pilotos mantendo distâncias seguras entre si. Totti cruzou a linha de relargada com um segundo de vantagem sobre Giaffone. O piloto da RM Competições, contudo, assumiu uma pilotagem um tanto mais agressiva e iniciou forte pressão sobre o líder – a eventual ultrapassagem de Giaffone sobre Totti também era suficiente para o título de Monteiro, desde que mantivesse o terceiro lugar.

Giaffone superou Totti na 16ª volta. Os dois pilotos cumpriram várias curvas lado a lado. Com as atuações de defesa e de ataque, respectivamente, Monteiro aniquilou sua desvantagem de um segundo e dois décimos e passou a integrar a disputa direta pela vitória. Boessio aumentava sua pressão sobre Andrade. Sua tentativa de ultrapassagem, contudo, durou poucas curvas – o gaúcho abandonou à beira da pista, com problemas no caminhão.

Monteiro deu um passo ainda mais significativo para o título na volta número 19, quando efetuou na reta mais extensão do circuito a ultrapassagem sobre Totti, assumindo a segunda posição. Nessa mesma volta, Andrade parou com o câmbio quebrado e Marques voltou aos boxes para que a RM limpar o parabrisa de seu MAN-Volkswagen, que tinha muito óleo. Luiz Pucci, piloto da Argentina, abandonou com a quebra da barra estabilizadora.

A 21ª volta marcou a saída de pista de Totti e a terceira passagem de Marques pelos boxes, desta vez com um pneu furado. Paulo Salustiano, com o caminhão da ABF/Volvo, já aparecia em terceiro. Duas voltas depois, Débora Rodrigues ocupava o sexto lugar e buscava aproximação em relação ao quinto, Luiz Lopes, quando enfrentou problemas em seu caminhão e perdeu a posição para Valmir Benavides, parceiro de Monteiro na Scuderia Iveco.

A história do campeonato começou a ganhar novo rumo na 23ª volta, quando Monteiro teve o pneu dianteiro furado. Mesmo lento, ele fui para os boxes para a troca do pneu. O alto número de abandonos da corrida mantinha a chance de título do pernambucano, que manteve-se em sexto. Totti, mesmo com sua segunda saída de pista, mantinha-se na pista, em quarto. À sua frente estava Lopes, seu companheiro na equipe ABF Racing Team.

A ultrapassagem de Totti sobre Lopes deu-se na 28ª volta. Monteiro havia acabado de voltar à pista em sétimo, precisando recuperar duas posições para ser campeão, mas enfrentou mais um estouro de pneu – desta vez, foi o dianteiro esquerdo. Ele retornou aos boxes na 29ª volta, para a segunda troca de pneu, situação que o limitava ao sétimo lugar no resultado final e garantia o primeiro título de Totti na Fórmula Truck.

Monteiro voltou à pista a duas voltas do fim da corrida. A desvantagem de três voltas, contudo, deixou-o em oitavo no resultado final. Felipe Giaffone cruzou a linha de chegada depois de 32 voltas com 13s099 de vantagem sobre Paulo Salustiano, o segundo colocado. Leandro Totti comemorou o título com o terceiro lugar. Luiz Lopes, quarto, obteve o primeiro pódio. Valmir Benavides, mesmo abandonando a corrida a duas voltas do fim, foi quinto.

Após 32 voltas, o resultado final do GP ZF Astronic, em Alta Gracia, foi o seguinte:

1º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1h00min49s984
2º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 13s099
3º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 16s079
4º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 20s297
5º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 2 voltas
6º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM-Competições, a 2 voltas
7º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 3 voltas
8º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 3 voltas

NÃO COMPLETARAM
Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 9 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 13 voltas
Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 13 voltas
Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 14 voltas
Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 15 voltas
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 21 voltas
Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 22 voltas
Diumar Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 23 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 24 voltas
Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, a 27 voltas
Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, a 27 voltas

Melhor volta: Giaffone, na 12ª, 1min32s940, média de 142,969 km/h

CLASSIFICAÇÃO
A classificação final do Sul-Americano de Fórmula Truck: 1º) Totti, 70 pontos; 2º) Monteiro, 66; 3º) Marques, 64; 4º) Giaffone, 61; 5º) Salustiano, 45; 6º) Jardim, 39; 7º) Cirino, 38; 8º) Andrade, 36; 9º) Benavides, 25; 10º) Piquet, 20; 11º) Boessio, 19; 12º) Marinelli e Lopes, 15; 14º) Martins, 11; 15º) Bueno, 10; 16º) Pucci, 9; 17º) Rodrigues, 9; 18º) Maistro e Fittipaldi, 6; 20º) L. Reis Gomes, 5; 22º) Dirani, 4; 23º) Muffato, 3; 24º) J. Reis, 2.

No Brasileiro, a classificação do campeonato é: 1º) Totti, 129 pontos; 2º) Monteiro, 105; 3º) Giaffone, 99; 4º) Marques, 81; 5º) Salustiano, 70; 6º) Cirino, 66; 7º) Andrade, 63; 8º) Benavides, 44; 9º) Jardim e Marinelli, 39; 11º) Boessio, 38; 12º) Piquet, 36; 13º) L. Reis, 33; 14º) Rodrigues, 32; 15º) Martins, 31; 16º) Maistro, 30; 17º) Bueno, 21; 18º) Lopes, 18; 19º) Pucci, 17; 20º) J. Reis, 11; 21º) Dirani, 9; 22º) Muffato e Fittipaldi, 7; 24º) Gomes, 5.
A classificação final do Campeonato Sul-Americano entre as Marcas da Fórmula Truck é a seguinte: 1º) Volkswagen, 163 pontos; 2º) Mercedes-Benz, 137; 3º) Iveco, 94; 4º) Volvo, 70; 5º) Scania, 40; 6º) Ford, 9. No Brasileiro de Marcas, a três etapas do término da temporada de 2012, a pontuação é a seguinte: 1º) Volkswagen, 243; 2º) Mercedes-Benz, 241; 3º) Iveco, 169; 4º) Volvo, 138; 5º) Scania, 98; 6º) Ford, 14.

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Informações de: Grelak Comunicação e RF1 Jornalismo
Imagem: Orlei Silva