Se não fossem as intervenções do Pace Truck, Jardim poderia ter brigado pelo pódio


“Como tinha previsto ontem, nosso ritmo de prova foi bem forte aqui em Guaporé. Mesmo largando na sétima fila, consegui boas ultrapassagens na primeira parte da corrida. O problema é que nas voltas finais tivemos muitas bandeiras amarelas e, com isso, não consegui avançar mais posições. Do contrário, certamente estaria no pódio”, disse Jardim.

O piloto Felipe Giaffone, da equipe MAN Latin America, foi o terceiro colocado na oitava etapa da temporada 2012 da Fórmula Truck, disputada hoje em Guaporé (RS). Com o pódio, o paulista assumiu a vice-liderança do campeonato, com 119 pontos.

A equipe da MAN Latin America na Truck também teve Adalberto Jardim em sétimo e Renato Martins em nono, acumulando importantes pontos para a equipe na disputa de marcas. Agora, o time tem 274 na classificação do campeonato brasileiro, ocupando a segunda colocação, a 26 da líder.

CORRIDA
As posições no primeiro pelotão foram mantidas na largada. O maior destaque da primeira volta ficou por conta de Valmir Benavides, que largou em décimo e assumiu a sexta posição. Enquanto Regis Boessio e Felipe Giaffone começavam a abrir vantagem nas duas primeiras posições, Leandro Totti dava início a uma pressão forte sobre Beto Monteiro, obrigando o pernambucano a adotar a pilotagem mais defensiva possível.

Na abertura da terceira volta, Débora Rodrigues foi punida com uma passagem a 60 km/h pelos boxes por ter excedido o limite de velocidade onde há o radar exigindo máxima de 160 km/h.Foi a volta em que Totti consolidou a ultrapassagem sobre Monteiro, assumindo a terceira posição e adotando uma postura de ataque ao segundo lugar de Giaffone. A ultrapassagem, pelo lado externo da curva Um, aconteceu na quinta volta.

Ao término da sexta volta, Boessio tinha quatro décimos de segundo de vantagem sobre Totti, que estava mais quatro décimos à frente de Giaffone. Na oitava volta, Benavides começou a perder posições, com problemas em um duto de óleo da turbina de seu Iveco. Djalma Fogaça, reestreando na Truck, encostou à beira da pista, também com problemas em seu Ford. Danilo Dirani, também piloto da 72 Sports, havia abandonado um minuto antes.

Na nona volta, Totti tentou superar Boessio, que manteve-se na linha interna da pista na saída da curva do túnel. Na curva seguinte, denominada “Radiador”, Totti saiu do traçado ideal por alguns instantes, permitindo que Giaffone voltasse a ocupar o segundo lugar. A essa altura, Wellington Cirino, quinto no grid, já ocupava a quarta posição, tendo ultrapassado Monteiro, e se aproximava do equilibrado grupo dos três primeiros.

Na abertura da 11ª volta, Totti repetiu, no mesmo ponto da pista – a curva Um – a manobra com que havia ultrapassado Giaffone voltas antes. No “Radiador”, voltou à vice-liderança. Os dois cumpriram três curvas lado a lado, sem nenhum toque entre os caminhões. Com 12 voltas completadas, era de apenas 2s787 a diferença entre Boessio, líder, e Roberval Andrade, que havia largado em sétimo e figurava na sexta colocação.

Totti assumia um ritmo menor, permitindo a Boessio uma vantagem de 1s163. Cirino, em quarto, chegou a perder a tangência em uma das sequências sinuosas do circuito guaporense, permitindo uma tentativa de ultrapassagem de Monteiro, que por sua vez via-se pressionado por Andrade. O paranaense tetracampeão, contudo, conseguiu manter o controle de seu Mercedes-Benz e, na volta ao traçado ideal, manteve sua posição.

A um terço de corrida, na intervenção programada do Pace Truck para reagrupamento dos pilotos, os cinco primeiros eram Boessio, Totti, Giaffone, Cirino e Monteiro, que receberam pontos de bonificação. Totti chegava a 133 pontos na liderança do Campeonato Brasileiro, contra 106 de Monteiro e 102 de Giaffone. Boessio sustentava a liderança da prova e também a volta mais rápida da corrida, cronometrada na terceira em 1min28s439.

Dada a relargada, cerca de cinco minutos depois, as posições foram mantidas. Totti, embora tivesse se proposto a uma estratégia conservadora, já assumia uma postura de ataque a liderança de Boessio. O reinício de corrida foi marcado pelo abandono de Débora Rodrigues, que estacionou seu MAN-Volkswagen no “Radiador” com problema na bomba de combustível. Cirino marcava a volta mais rápida da corrida, em 1min28s332.

Totti assumiu a liderança ultrapassando Boessio na curva do Túnel na 18ª volta, a mesma em que assinalou a melhor volta da etapa, 1min28s257, o que permitiu-lhe abrir 1s008 de vantagem sobre o segundo colocado. Geraldo Piquet, já em sexto, recebia pressão de Andrade e de Adalberto Jardim. Na 21ª volta o Pace Truck foi devolvido à pista, em nova neutralização da prova, para que o caminhão de Débora fosse removido a um local seguro.

A relargada foi dada depois de duas voltas sob o ritmo do Pace Truck. Poucos metros depois, no entanto, o Pace Truck foi acionado pela terceira vez, por conta do primeiro acidente da etapa – André Marques teve problemas com o câmbio, não conseguiu fazer a redução de marcha e atingiu a traseira do caminhão de Luiz Lopes. Marques rodou, bateu na barreira de pneus e ficou com seu MAN-Volkswagen atravessado na pista.

Enquanto a equipe de resgate trazia o caminhão de Marques de volta aos boxes, outra equipe foi acionada para limpeza da pista e remontagem da barreira de proteção de pneus. Foram quatro voltas com o Pace Truck na pista, até a relargada, dada cinco a minutos do fim da corrida. Na metade da primeira volta desde a nova relargada, o pneu dianteiro esquerdo de Monteiro estourou. o pernambucano, que era quinto, bateu no muro.

A corrida seguiu sob bandeira verde. Totti abriu a última volta 3s107 à frente de Boessio, que seguia pressionado por Giaffone, que estava 1s312 à frente de Andrade, o quinto, que logo depois da relargada cravou em definitivo a volta mais rápida da corrida, com 1min27s561. A quarta vitória do piloto da ABF Racing Team em 2012 deu-se com 1s773 sobre o piloto gaúcho. Giaffone, Cirino e Andrade completaram o pódio da etapa guaporense.

A nona e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck vai confrontar os pilotos no Autódromo Internacional de Curitiba, no dia 11 de novembro. Depois de 26 voltas, o resultado do Grande Prêmio Crystal, na pista de Guaporé, foi o seguinte:

1º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1h01min24s023
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 1s773
3º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 2s199
4º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 2s445
5º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 2s826
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 6s161
7º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, a 6s975
8º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 8s720
9º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 9s098
10º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 11s736
11º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 13s172
12º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, a 13s820
13º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports, a 17s278
14º) João Ometto Neto (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 26s814
15º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 4 voltas
16º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 5 voltas
NÃO COMPLETARAM
Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, a 11 voltas
Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 18 voltas
Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports, a 19 voltas
Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports, a 19 voltas
João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 22 voltas
Melhor volta: Andrade, na 24ª, 1min27s561, média de 126,631

CLASSIFICAÇÃO
A classificação do campeonato: 1º) Totti, 158 pontos; 2º) Giaffone, 119; 3º) Monteiro, 106; 4º) Cirino, 82; 5º) Marques, 81; 6º) Salustiano, 77; 7º) Andrade, 76; 8º) Boessio, 64; 9º) Jardim, 47; 10º) Piquet, 46; 11º) Benavides, 44; 12º) Marinelli, 39; 13º) Martins, 37; 14º) L. Reis, 33; 15º) Rodrigues, 32; 16º) Maistro, 30; 17º) Lopes, 22; 18º) Bueno, 21; 19º) Pucci, 20; 20º) Muffato, 12; 21º) J. Reis, 11; 22º) Dirani, 9; 23º) Fittipaldi e Gomes, 7; 25º) Ometto Neto, 1.

Na competição entre as Marcas, em que são considerados os pontos dos três melhores pilotos de cada montadora, a Mercedes-Benz assumiu a liderança do Brasileiro de Fórmula Truck com 300 pontos. A MAN-Volkswagen, e líder até então, passou a ocupar a vice-liderança, com 274. A Iveco manteve o terceiro lugar, com 170. A Volvo, ainda quarta colocada, tem 148. A Scania foi a 115 e a Ford passa a somar 16.

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Créditos: Informações de RF1 Jornalismo e Grelak Comunicação, imagem de Orlei Silva.