Adalberto Jardim continuará em 2013 pilotando para a MAN Latina America


Maior vencedora da Fórmula Truck desde sua estreia como time oficial, em 2006, tendo conquistado cinco títulos de pilotos e seis de marcas neste período, a MAN Latin America vai reproduzir nas pistas seu modelo de negócios para a venda de caminhões Volkswagen e MAN, com uma estratégia dual brand, assim como é feito em sua rede de concessionárias. A equipe oficial estreia na temporada 2013 o modelo TGX e o competitivo motor MAN D26 de 12 litros que, além do caminhão MAN, equipa os quatro veículos Volkswagen Constellation da equipe.

Todos os cinco veículos possuem plataforma semelhantes, valorizando os pontos fortes de cada marca. Os modelos contam com nova cabine com design arrojado, melhor aerodinâmica e maior potência e torque, que proporcionam vantagem nas retomadas e saídas de curvas. De forma geral, os chassis foram redimensionados, garantindo maior rigidez e estabilidade aos caminhões.

A grande novidade fica por conta da motorização, que coloca os veículos da equipe em outro patamar técnico, incluindo mudanças em diversas áreas vitais, como freios, suspensão e dirigibilidade. Com ele, a empresa passa a adotar na Fórmula Truck o conceito já aplicado no mercado, onde caminhões da marca Volkswagen utilizam motorização MAN.

“O novo motor MAN D26 de 12 litros é sem dúvida uma de nossas principais inovações para essa temporada. Agora temos a oportunidade de surpreender ainda mais, nos tornando mais competitivos, colocando veículos de última geração na pista”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Neste ano, o experiente Renato Martins, que é o maior vencedor de corridas da categoria e chefe da equipe RM Competições, responsável pela preparação dos caminhões de corrida da equipe oficial, ficará ausente das pistas para se dedicar com exclusividade ao comando do time.

André Marques, que ingressou na equipe ano passado, Adalberto Jardim e Débora Rodrigues, única mulher a competir na categoria em 2012, seguem mais uma temporada pilotando os caminhões Volkswagen Constellation.

Das pistas para as ruas

A MAN Latin America usa a sinergia de tecnologia para desenvolver seus produtos de fábrica e seus caminhões nas corridas de Fórmula Truck, fazendo sucesso nas ruas e nas pista. A parceria da empresa com seus fornecedores permitiu até mesmo o desenvolvimento de peças sob medida para a suspensão. Coube à engenharia da fábrica propor soluções e, aos fornecedores, desenvolvê-las, transformando ideias em realidade.

Tanta tecnologia desenvolvida nas pistas não fica restrita aos autódromos. “As soluções que encontramos nas pistas podem ser repassadas aos veículos que circularão nas ruas do Brasil e do exterior, ainda mais com o alto grau desenvolvimento de nossa fábrica com as corridas”, diz Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia e responsável pelo desenvolvimento dos caminhões de competição. Entre elas, está o desenvolvimento da injeção de combustível mais precisa e de sistemas de pós-tratamento de gases. Outras soluções já beneficiarão frotistas e transportadores autônomos usuários dos veículos da marca.

Agora, a empresa prevê que o novo MAN TGX siga o sucesso do modelo Volkswagen Constellation, responsável durante sete anos por grande intercâmbio entre a tecnologia desenvolvida na fábrica e testada nas pista. “A Fórmula Truck é a categoria mais popular do automobilismo brasileiro e sem dúvida uma das maiores vitrines para nossos produtos. Já somos sucesso na competição com os caminhões Volkswagen e não poderíamos deixar o caminhão MAN de fora dessa importante ação de marketing e relacionamento. Investimos pesado para estarmos ainda mais competitivos nessa temporada”, diz Ricardo Alouche.

Sul recebe primeira etapa

A temporada 2013 da Fórmula Truck começa no próximo dia 10 de março, no circuito gaúcho de Tarumã. São dez etapas, todas válidas pelo campeonato brasileiro com transmissão ao vivo pela TV Band. As corridas de Tarumã (RS), Caruaru (PE), São Paulo e Córdoba, na Argentina, também marcam pontos para o sul-americano.

Confira o calendário:

10 de março – Tarumã (RS)
7 de abril – Londrina (PR)
19 de maio – Caruaru (PE)
9 de junho – Goiânia (GO)
7 de julho – Interlagos (SP)
4 de agosto – Cascavel (PR)
8 de setembro – Córdoba (ARG)
13 de outubro – Guaporé (RS)
10 de novembro – Curitiba (PR)
8 de dezembro – Brasília (DF)

Sobre a MAN Latin America

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America é a maior fabricante de caminhões e a segunda maior de ônibus da América do Sul. Com 30,3% de participação nas vendas de caminhões no Brasil em 2012, comercializou 41.422 unidades, garantindo assim a décima liderança consecutiva neste mercado. Também está no topo entre as exportadoras desse produto.

Com mais de seis mil colaboradores, a fábrica da MAN Latin America – uma das mais modernas de caminhões e ônibus do mundo – está instalada estrategicamente na cidade de Resende (RJ), a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e a 250 quilômetros da capital de São Paulo. Conta ainda com cerca de 150 concessionárias, espalhadas por todo o País para garantir amplo atendimento a seus clientes, além de uma rede de importadores. Os produtos da MAN Latin America chegam a mais de 30 países por todo o mundo.

______________________________________
Texto: Rodrigo França
Imagens: Maurício Machado