MAN levará TGX para a Fórmula Truck

Montadora trabalhará com as marcas MAN e Volkswagen durante a temporada deste ano e trouxe para seu novo time oficial o campeão do ano passado, Leandro Totti. Equipe migra para motorização de 12 litros nesta temporada de competições

Felipe Giaffone será o piloto do único caminhão MAN da competição

A MAN Latin America apresentou esta semana suas armas para a temporada 2013 da Fórmula Truck. A montadora vai trabalhar, durante o campeonato deste ano, com seu conceito de duas marcas, e a equipe oficial, a RM Competições, vai contar com cinco caminhões: quatro Volkswagen Constellation e um MAN TGX, este, estreante nas competições aqui no Brasil.

Entre as principais diferenças no trabalho da MAN na Fórmula Truck deste ano está a migração da motorização, de 9 litros para 12,4 litros. “Esta mudança traz uma série de novidades para a equipe, mas devemos lembrar que nós já temos experiência nas competições com motor 12 litros, que traz maior giro e pede maior cuidado nas trocas. Além disso, os novos caminhões trazem maior potência. Estamos construindo os novos caminhões desde janeiro e temos boas perspectivas para a temporada”, conta Renato Martins, chefe de equipe da RM Competições.

A equipe oficial da montadora, formada pelos pilotos Débora Rodrigues, única mulher a competir na categoria, André Marques e Adalberto Jardim, ganha o reforço de Leandro Totti, campeão da temporada passada dirigindo um caminhão Mercedes-Benz, e o destaque de Felipe Giaffone, que vai correr com o caminhão MAN TGX.

“Será a primeira vez desde 2006 que vou correr com um caminhão diferente, que não é da marca Volkswagen. Ainda estou me acostumando com o MAN, mas tenho certeza que, com este time, teremos uma excelente temporada”, disse Giaffone, campeão da Fórmula Truck em 2007, 2009 e 2011.

À esquerda, o campeão da temporada passada Leandro Totti, que estreia na equipe VW, e, à direita, Felipe Giaffone, que vai pilotar o MAN TGX na temporada

O campeão do ano passado, Leandro Totti, correrá este ano com as cores da Volkswagen e vai estar no comando do Constellation com motor de 12,4 litros. “Estou realizando um sonho de pilotar em uma equipe de fábrica e sei que meu título no ano passado pesou muito para que eu viesse para a RM Competições. Trago para o time minha experiência com motores de 12 litros em uma temporada vitoriosa”, conta Totti.

Basicamente, os cinco caminhões da equipe da MAN Latin America, um MAN TGX e quatro Volkswagen Constellation, trazem as mesmas características e especificações técnicas. A novidade do motor MAN D26 desenvolvido no Brasil vai estar nos cinco caminhões, e as pequenas diferenças estão nas superfícies aerodinâmicas e detalhes de cabine.

Das pistas para as ruas

Segundo a MAN, que, por meio da marca Volkswagen tem um histórico vitorioso nas pistas da Fórmula Truck, desde sua estreia como time oficial, em 2006, a participação nas competições serve de laboratório para o desenvolvimento dos caminhões para o mercado brasileiro. “As soluções que encontramos nas pistas podem ser repassadas aos veículos que circulação nas ruas do Brasil e do exterior, ainda mais com o alto grau de desenvolvimento de nossa fábrica com as corridas”, diz Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia da MAN Latin America e responsável pelo desenvolvimento dos caminhões da competição.

A temporada 2013 da Fórmula Truck terá início em 10 de março, em Tarumã, no Rio Grande do Sul. Confira o calendário completo:

  • 10/03 – Tarumã (RS)
  • 07/04 – Londrina (PR)
  • 19/05 – Caruaru (PE)
  • 09/06 – Goiânia (GO)
  • 07/07 – Interlagos (SP)
  • 04/08 – Cascavel (PR)
  • 08/09 – Córdoba (Argentina)
  • 13/10 – Guaporé (RS)
  • 10/11 – Curitiba (PR)
  • 08/12 – Brasília (DF)

Matéria completa: https://www.transportabrasil.com.br/2013/03/man-levara-tgx-para-a-formula-truck/

You may also like...