MAN Latin America inicia temporada da Truck em Caruaru, Adalberto Jardim mostra-se confiante para o campeonato

A temporada 2014 da Fórmula Truck começa neste domingo, em Caruaru, onde uma equipe em especial tem retrospecto recorde de vitórias: a MAN Latin America. Nas últimas sete edições da prova, foram cinco vitórias e cinco poles. Assim como no ano passado, o time manterá a estratégia “dual brand” e terá nas pistas o modelo MAN TGX, que estreou em 2013 na Truck e já venceu duas corridas, com Giaffone, e o consagrado Volkswagen Constellation, com os pilotos André Marques, Adalberto Jardim, Débora Rodrigues e Leandro Totti. Os cinco caminhões usam o motor MAN D26 de 12 litros, que também fez sua estreia na categoria no ano passado.

O chefe da equipe MAN Latin America, Renato Martins, destaca a principal mudança nas regras em 2014. “Tivemos uma pré-temporada de trabalho intenso, sobretudo para adequar os caminhões ao novo regulamento, sem o catalisador e com restritor. Essa é uma mudança que, combinada ao rigor na fiscalização da emissão de fumaça, vai ajudar a categoria a ter um espetáculo ainda melhor”, acredita Renato.

Adalberto Jardim também está confiante para a corrida de Caruaru. “Será interessante ver como todos os pilotos e equipes vão se adaptar ao novo regulamento. A maioria testou em pistas separadas e esta será a primeira vez que todos caminhões estarão juntos”, afirma.

Temporada começa nesta sexta com treinos livres em Caruaru

Os 26 pilotos inscritos no GP Aurélio Batista Félix, prova que dá início à disputa pelos títulos dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck, estarão na pista a partir desta sexta-feira (14) em Caruaru (PE), para as duas primeiras sessões de treinos livres do evento. A expectativa da direção da categoria é de que público expressivo acompanhe a corrida de domingo (16) no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Serão duas sessões de treinos livres nesta sexta, marcadas para as 11h e as 14h, cada uma com uma hora de duração. No sábado (15) haverá outras duas sessões livres, marcadas para as 8h30 e as 10h15, com duração de 45 minutos, cada. A primeira fase da tomada de tempos classificatória definindo o grid será aberta às 13h, com um piloto por vez na pista – os oito mais rápidos vão disputar o Top Qualifying a partir das 14h30.

Em suas 19 temporadas de existência, já computada esta que tem início neste fim de semana, a Fórmula Truck chega à 17ª edição da prova no circuito pernambucano de 3.180 metros, que oferece como desafio maior aos pilotos a exigência de especial eficiência dos freios. Duas longas retas ligam os trechos sinuosos e lentos do traçado. O piso ondulado, outra característica da pista, também requer empenho das equipes no ajuste dos caminhões.

A tomada de tempos classificatória para o GP Aurélio Batista Félix, no sábado a partir das 13h, terá transmissão ao vivo do site formulatruck.com.br. A corrida de domingo será exibida ao vivo pela Rede Bandeirantes, em HD, para todo o Brasil. A narração será de Téo José, com comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Vytor Zeidan e Luiz Silvério. A geração de imagens das transmissões está a cargo da paranaense Master/CATVE.

————————————–
Com informações de Grelak Comunicação e RF1 Jornalismo
Imagens: Orlei Silva