Oitava etapa da F-Truck dá largada nesta sexta-feira em Guaporé-RS

Os motores dos caminhões da Fórmula Truck começam a roncar nesta sexta-feira pela manhã no Autódromo de Guaporé, interior do Rio Grande do Sul. A partir das 11 horas os mais velozes caminhões de corrida do mundo entram no traçado de 3.080 metros para o primeiro treino livre da oitava etapa da 20ª temporada da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, marcada para domingo a partir das 13 horas.

O segundo treinamento livre desta sexta-feira – também terá uma hora de duração – será a partir das 14 horas. No sábado o último treino livre acontece das 9 horas às 9h45. Em seguida tem início a primeira parte do classificatório, que é composto por três fases. O treino livre da manhã define os pilotos que terminarem nas posições pares (2, 4, 6, 8 etc) e ímpares (1, 3, 5, 7 etc) que serão divididos em dois grupos: A, composto pelos ímpares, e B, com os pares. De cada um saem os cinco mais velozes, independentemente dos tempos obtidos na outra série. Esses dez estão garantido no Top Qualifiyng, que decide o pole position em dez minutos: das 15h05 às 15h15. O pole position leva um ponto de bonificação.

A prova, como acontece desde o início da temporada, será dividida em duas fases, mas somente o piloto que terminar na frente na segunda é que vai para o pódio, assim como os quatro a seguir. A pontuação ficou assim distribuída: o vencedor de cada fase receberá 25 pontos, o segundo 22, o terceiro 20, o quarto 18, o quinto 16, o sexto 15, o sétimo 14, o oitavo 13, o nono 12, o décimo 11, o décimo primeiro 10, o décimo segundo 9, o décimo terceiro 8, o décimo quarto 7, o décimo quinto 6, o décimo sexto 5, o décimo sétimo 4, o décimo oitavo 3, o décimo nono 2 e o vigésimo colocado 1 ponto. Somados os três pontos de bônus (pole e duas melhores voltas) se atinge 53 distribuídos por etapa.

Fórmula Truck recebe homenagem em Guaporé

Na temporada em que completa 20 anos de atividades, a Fórmula Truck e a presidente da categoria, Neusa Navarro, receberão homenagem da cidade de Guaporé, interior do Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, em sessão solene na Câmara Municipal, a Prefeitura da cidade gaúcha entregará à categoria uma placa comemorativa aos 20 anos da mais tradicional categoria do automobilismo da América do Sul e a Câmara Municipal homenageará Neusa Navarro pelo trabalho à frente da Fórmula Truck. A proposta de homenagem a Neusa Navarro é de autoria do vereador Valter Luiz Mann.

A solenidade será transmitida ao vivo pela Rádio Liberal FM, a mesma emissora que tem apresentado o programa Na Rota do Caminhoneiro, comandado pelo radialista Leal Júnior. A Liberal FM também marcará presença ao vivo na eleição da Princesa dos Caminhoneiros, marcada para a mesma sexta-feira, e no sábado quando acontecerá o Esquenta do Show, uma apresentação noturna dos caminhões sob o comando dos pilotos Dani e Juninho, filhos de Neusa Navarro. A ideia é dar mais uma atração aos milhares de torcedores que acampam no Autódromo de Guaporé.

Liberada visitação aos boxes

A exemplo do que foi feito pela primeira vez na temporada, com o objetivo de aproximar mais o público da categoria, dos pilotos e das equipes, a Fórmula Truck dá um presente ao torcedor gaúcho, em especial ao de Guaporé, local da oitava etapa no próximo dia 4 de outubro. Todos os que comprarem ingresso de arquibancada poderão fazer a visitação aos boxes somente no sábado (dia 3), das 10h30 às 13h30, pegar autógrafos e tirar fotos dos caminhões e com os pilotos. Antes, esse privilégio era limitado aos portadores de credenciais Paddock e VIP e agora foi estendido a todo o público que adquirir qualquer ingresso. Os fãs que comprarem as credenciais de Paddock continuam a ter o direito de, no domingo, dar uma volta no Truck Teste, o que é diferente da Volta Rápida, exclusiva dos convidados dos patrocinadores e de empresas que adquirirem camarotes. Os portadores de ingressos das arquibancadas não terão acesso aos boxes no domingo.

——————————————
Texto: Milton Alves
Imagens: Orlei Silva