A busca pela emoção, que nas pistas significa competitividade, tem sido algo constante na Fórmula Truck

A sexta etapa da temporada, marcada para o próximo dia 31 de julho no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, terá, pela primeira vez, os caminhões mais velozes do mundo com restritores de potência para equilibrar mais ainda o Campeonato Brasileiro. A primeira vez que os restritores foram usados foi em Londrina, na quinta e, até agora, última etapa da 21ª temporada da história. O restritor é um pesadelo para os cinco primeiros colocados na classificação geral.

Até Goiânia, somente os três primeiros colocados utilizavam o aparato mecânico que reduz a potência dos motores. Desde Londrina a categoria tem os cinco primeiros colocados na classificação geral com redução de potência. O restritor é, basicamente, um anel que reduz a entrada de ar no motor dos caminhões e diminui a queima de combustível, no caso óleo diesel, o que faz a potência cair.

O líder do Campeonato Brasileiro estará com o restritor de 70 milímetros, o que o leva a perder algo em torno de 140 cavalos. O segundo colocado vai com o de 72mm e deixa de usar cerca de 120 HP. O terceiro posto, levará o restritor de 74mm, com 100 cavalos de perda. O quarto colocado, vai com o de 76 milímetros e perde 50 HP e o quinto na tabela da classificação geral usará o de 78mm e não utiliza 30 cavalos.

Quase todos os outros caminhões do grid usarão o restritor de 80 mm, menos os três da marca Iveco, que em vez de redução, usam abertura da entrada de ar de 85 milímetros. O caso dos brutos da marca foi definido após a constatação da dificuldade enfrentada pelo motor, que não conseguia acompanhar os outros concorrentes pela pequena entrada de ar.

Adalberto Jardim

Conforme o regulamento prevê, os restritores serão usados até a penúltima corrida, marcada para dia 6 de novembro em Guaporé, Rio Grande do Sul. A exemplo do ano passado, na decisão do título desta temporada, no dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, todos os pilotos posicionados entre os cinco primeiros deixam de usar os restritores.

Venda de ingressos

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a sexta corrida – dia 31 de julho – do 21º ano da Fórmula Truck podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem anunciados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 29 de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 29 e 30 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 31 de julho), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 29 de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

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Texto: Milton Alves
Imagem: Luciana Flores