Além da desafiadora pista de Tarumã (RS), pilotos da F-Truck também têm preocupações com restritores e o descarte obrigatório

Adalberto JardimNa prova de Tarumã, a sétima de 2016 e que acontece no próximo dia 4 de setembro na cidade de Viamão, Rio Grande do Sul, além de conquistar pontos, os pilotos também começam a pensar no descarte obrigatório, pois eles terão somente mais duas corridas para defini-los, já que, conforme o regulamento, a última prova do ano, dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, não pode ser descartada.

No entanto, vale destacar que os descartes podem ser feitos em qualquer uma das próximas três corridas (Tarumã, Cascavel e Guaporé), e muita coisa ainda pode acontecer no Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck. Somente no encerramento da competição, dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, está vetada a eliminação de resultados.

Adalberto Jardim

Regulamento obriga o uso do aparato mecânico para levar ao público um espetáculo com mais disputas e equilíbrio

No ano passado a Fórmula Truck criou os restritores de potência em busca de reduzir a diferença entre os líderes e os outros pilotos. Nesta temporada em vez de somente os três primeiros usarem, o número cresceu para cinco e com maiores dificuldades ainda. No Autódromo de Tarumã, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, será a primeira experiência deles com os aparatos criados para equilibrar as disputas no Campeonato Brasileiro. A primeira vez que os cinco restritores foram utilizados foi em Londrina, na quinta etapa da 21ª temporada da história. Ninguém nega que o restritor é um pesadelo para os líderes, pois tira a potência dos motores.

Até Goiânia, somente os três primeiros colocados utilizavam o aparato mecânico que reduz a força dos propulsores. Desde Londrina, a quinta etapa, a categoria tem os cinco primeiros colocados na classificação geral com redução de potência. O restritor é, basicamente, um anel que diminui a entrada de ar no motor dos caminhões e, consequentemente, reduz a queima de combustível, no caso óleo diesel, o que reduz a potência.

Quase todos os outros caminhões do grid usarão o restritor de 80 mm, menos os três da marca Iveco, que em vez de redução, ganharam uma abertura da entrada de ar de 85 milímetros. O caso dos brutos foi definido após a constatação da dificuldade enfrentada pelo motor da marca, que não conseguia acompanhar os outros concorrentes pela pequena entrada de ar que anteriormente utilizada.

Os restritores serão usados até a penúltima corrida, marcada para dia 6 de novembro em Guaporé, interior do Rio Grande do Sul. Na decisão do título desta temporada, no dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, os cinco primeiros deixam de usar os restritores.

Arquibancada dá direito à visitação na Truck
Desde a temporada passada, todos os fãs com ingresso de arquibancada podem visitar os boxes da Fórmula Truck. No entanto, em Tarumã, por onde a categoria não passa desde 2013, será a primeira oportunidade para aqueles com ingresso de arquibancada se aproximarem dos caminhões, das equipes e dos pilotos, tirar fotos com os ídolos, pegar autógrafos e ter uma bela recordação. A visitação para os que têm esse tipo de ingresso acontece somente no sábado (dia 3 de setembro) das 10h30 às 13h30. A sétima etapa da 21ª temporada da F Truck está marcada para o dia 4 de setembro no Autódromo de Tarumã, situado na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul.

Venda de ingressos

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a sétima corrida – dia 4 de setembro – do 21º ano da Fórmula Truck podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda que podem ser localizados em: http://www.formulatruck.com.br/docs/PONTOSDEVENDATARUMA.pdf. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 2 de setembro. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 – com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 2 e 3 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 4 de setembro), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 2 de setembro, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.

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Texto: Milton Alves
Imagens: Luciana Flores