Truck abre Copa Mercosul e mostra o espetáculo a Buenos Aires

No futebol, rivalidade. No automobilismo, parceria e admiração mútua. Não é de hoje que pilotos e categorias brasileiras aceleram em pistas argentinas e vice-versa. Uma ótima chance de ver de perto o que faz sucesso nas pistas dos vizinhos e trazer novos desafios a quem está acostumado aos mesmos traçados, além de fazer a festa do público.

É exatamente o que acontece neste fim de semana no Autódromo Oscar Galvez, em Buenos Aires, com a visita da Copa Truck, que abre a Copa Mercosul. Duas etapas (a segunda será em Rivera, no Uruguai, em 7 e 8 de outubro) que apontarão outros três classificados para a Grande Final, em Curitiba.

A Truck fará dobradinha com a Top Race encarando a variante número 8 da “catedral do automobilismo argentino”, num evento que vem sendo chamado de “Carrera del año” (corrida do ano).

Autódromo cotado para a Indy Car
Argentino Ricardo Juncos, proprietário da equipe da Indy Car, Juncos Racing, está de visita Argentina e aproveitou a oportunidade para testemunhar a “corrida do ano” Top Race, dividindo o palco com os caminhões da Copa Truck no Autódromo Oscar e Juan Gálvez da cidade de Buenos Aires, onde analisou as possibilidades do circuito tradicional de Buenos Aires receber a categoria norte-americana em um futuro próximo.

“20 anos passaram desde que vim para Gálvez e fiquei surpreso.Já havia comentado que a pista não estava bem, muito abandonada, que precisava de muitas reformas, que era um pouco demasiado pensar em Fórmula 1. Quando você vê e compara os circuitos onde corre o F1, obviamente, não, você dirá não, mas atuais circuitos Indy Car que são muito piores do que o que vi aqui, na verdade, eu não vi nada tão ruim”. Disse o argentino, que há muitos anos administra sua própria equipe nos Estados Unidos.

“Tive a sorte de dar algumas voltas numa pista, infelizmente, as outras foram fechadas. Tinha pedido para abrir, mas não podia ser. Pelo menos numa pude andar e o asfalto realmente não é tão ruim, que atualmente executado em circuitos que são realmente problemáticos, porque eles quebram carros, não vi nada parecido antes. Obviamente, essa é a minha opinião, o próximo passo seria vir o inspetor da Indy Car, que está projetando circuitos e praças, e, obviamente, há certamente pode dar a sua própria opinião”.

Antes da largada, às 10h50, a Copa Truck realiza o Desafio dos Brutos e o Desfile dos Pilotos, enquanto a prova que acontece neste domingo às 13h19 com transmissão ao vivo do SporTV2. Confira abaixo o grid de largada completo:

1. Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 1min36s538
2. Felipe Giaffone (Volkswagen), 1min36s647
3. Roberval Andrade (Scania), 1min36s914
4. André Marques (Mercedes-Benz), 1min37s369
5. Pedro Paulo Fernandes (Mercedes-Benz), 1min38s516
6. Renato Martins (MAN), 1min38s621
7. Giuliano Losacco (Iveco), 1min39s004
8. Regis Boessio (Volvo), 1min39s184
9. Witold Ramasauskas (MAN), 1min39s228
10. Leandro Totti (Mercedes-Benz), 1min39s588
11. Adalberto Jardim (Ford), 1min39s865
12. Debora Rodrigues (Volkswagen), 1min40s612
13. Luiz Lopes (Iveco), 1min40s774
14. Duda Bana (Volvo), 1min41s403
15. Rodrigo Belinati (Volkswagen), 1min42s807
16. Beto Monteiro (Iveco), sem tempo
17. Fábio Fogaça (Ford), sem tempo
18. Danilo Dirani (Mercedes-Benz), sem tempo
19. Rogerio Castro (Volkswagen), desclassificado por excesso de fumaça.


Com informações de Bruno Vicaria, Race Motor e Revista Campeones.