Boxes MAN Latin AmericaA passagem da Fórmula Truck pela Argentina na última semana superou todas as expectativas dos promotores da categoria. O interesse despertado no público local com a realização da etapa final do Campeonato Sul-Americano no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província de Córdoba, resultou em um dos eventos mais movimentados da categoria na temporada. O público no autódromo superou a casa das 40.000 pessoas.

Os fatores verificados na etapa da Argentina foram suficientes para a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, assegurar o retorno da categoria a Córdoba no campeonato do ano que vem. “Se eu já estava encantada com a cidade e com tudo em Alta Gracia e Córdoba antes mesmo dos treinos começarem, agora fiquei muito mais. A Fórmula Truck foi muitíssimo bem recebida sob todos os pontos de vista possíveis”, manifestou a dirigente.

As três edições anteriores da etapa argentina da Fórmula Truck haviam acontecido em Buenos Aires, em programação conjunta com categorias locais. A etapa do último domingo (9) em Córdoba foi a primeira no país com a Truck como categoria única. “Eu sabia, no fundo, que teríamos um público dos mais significativos, já esperava por isso. O evento ‘bombou’, e não posso negar que ‘bombou’ tanto que nos surpreendeu”, acrescentou.

Há uma única rua de acesso ao autódromo a partir da rodovia que passa a cerca de três quilômetros dos portões de entrada. A via ficou congestionada durante toda a manhã da corrida. Na rodovia, longas filas de carros formaram-se nos dois sentidos a partir deste acesso. Quando os portões do autódromo foram fechados às 13h35, meia hora após o início da corrida, havia milhares de torcedores à espera de acesso ao local.

Neusa revela ter decidido ainda no domingo, momentos depois da prova, pela volta da Fórmula Truck a Córdoba em 2013. “Com toda certeza nós vamos voltar em 2013, e no mínimo em 2014 também”, ela antecipou, mesmo faltando meses para a elaboração do calendário de eventos da próxima temporada. Em 2012, ainda vão acontecer corridas nas pistas de Guaporé (RS), Curitiba (PR) e Brasília (DF), todas válidas pelo Campeonato Brasileiro.

Em Córdoba a vitória foi de Felipe Giaffone, com o MAN-Volkswagen da RM Competições. Em segundo chegou Paulo Salustiano, da ABF/Volvo, que comemorou seu melhor resultado na Truck. Leandro Totti, com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team, terminou em terceiro e conquistou o título sul-americano. O pódio também teve Luiz Lopes, da ABF Racing Team, em quarto, e Valmir Benavides, da Scuderia Iveco, em quinto.

————————————————————————-
Texto: Grelak Comunicação
Imagem: Orlei Silva