Etapa final do Campeonato Sul-Americano levou mais de 40.000 pessoas ao Autódromo Oscar Cabalén

Boxes MAN Latin AmericaA passagem da Fórmula Truck pela Argentina na última semana superou todas as expectativas dos promotores da categoria. O interesse despertado no público local com a realização da etapa final do Campeonato Sul-Americano no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província de Córdoba, resultou em um dos eventos mais movimentados da categoria na temporada. O público no autódromo superou a casa das 40.000 pessoas.

Os fatores verificados na etapa da Argentina foram suficientes para a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, assegurar o retorno da categoria a Córdoba no campeonato do ano que vem. “Se eu já estava encantada com a cidade e com tudo em Alta Gracia e Córdoba antes mesmo dos treinos começarem, agora fiquei muito mais. A Fórmula Truck foi muitíssimo bem recebida sob todos os pontos de vista possíveis”, manifestou a dirigente.

As três edições anteriores da etapa argentina da Fórmula Truck haviam acontecido em Buenos Aires, em programação conjunta com categorias locais. A etapa do último domingo (9) em Córdoba foi a primeira no país com a Truck como categoria única. “Eu sabia, no fundo, que teríamos um público dos mais significativos, já esperava por isso. O evento ‘bombou’, e não posso negar que ‘bombou’ tanto que nos surpreendeu”, acrescentou.

Há uma única rua de acesso ao autódromo a partir da rodovia que passa a cerca de três quilômetros dos portões de entrada. A via ficou congestionada durante toda a manhã da corrida. Na rodovia, longas filas de carros formaram-se nos dois sentidos a partir deste acesso. Quando os portões do autódromo foram fechados às 13h35, meia hora após o início da corrida, havia milhares de torcedores à espera de acesso ao local.

Neusa revela ter decidido ainda no domingo, momentos depois da prova, pela volta da Fórmula Truck a Córdoba em 2013. “Com toda certeza nós vamos voltar em 2013, e no mínimo em 2014 também”, ela antecipou, mesmo faltando meses para a elaboração do calendário de eventos da próxima temporada. Em 2012, ainda vão acontecer corridas nas pistas de Guaporé (RS), Curitiba (PR) e Brasília (DF), todas válidas pelo Campeonato Brasileiro.

Em Córdoba a vitória foi de Felipe Giaffone, com o MAN-Volkswagen da RM Competições. Em segundo chegou Paulo Salustiano, da ABF/Volvo, que comemorou seu melhor resultado na Truck. Leandro Totti, com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team, terminou em terceiro e conquistou o título sul-americano. O pódio também teve Luiz Lopes, da ABF Racing Team, em quarto, e Valmir Benavides, da Scuderia Iveco, em quinto.

————————————————————————-
Texto: Grelak Comunicação
Imagem: Orlei Silva