Guaporé pode conhecer seu décimo vencedor no GP Crystal


A temporada de 2012 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck volta ao Sul do país para efetivar a reta final da disputa pelo título. A oitava das dez etapas previstas no calendário vai confrontar os pilotos no traçado de 3.080 metros do Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé, na Serra Gaúcha. Será a 16ª edição da etapa guaporense, que já teve nove pilotos ocupando o degrau mais alto do pódio em 16 anos de existência da categoria.

A Fórmula Truck observa um contexto histórico a cada edição do evento. Foi na pista de Guaporé que aconteceu a primeira corrida oficial válida pelo Campeonato Brasileiro, em 1996. A pole-position e a vitória foram conquistadas por Renato Martins, então pilotando um caminhão Scania da equipe Marfran. O piloto voltaria a vencer a etapa dez anos depois, quando já competia pela RM-Volkswagen. Nos dois anos, Martins conquistou o título.

Guaporé só esteve fora do calendário da Fórmula Truck em 2007. Em 15 provas já realizadas, oito encaminharam os pilotos vencedores ao título. Além de Martins nos dois casos, também foram campeões depois da vitória na pista gaúcha Osvaldo Drugovich Júnior (1998) e Roberval Andrade (2002), ambos com Scania; Jorge Fleck (1999 e 2000), com Volvo; Wellington Cirino (2005), com Mercedes-Benz; e Felipe Giaffone (2009), com Volkswagen.

Fleck também venceu a corrida de 2001, também de Volvo. A marca já havia conquistado uma vitória na pista gaúcha em 1997, com Djalma Fogaça, que voltaria a vencer a etapa em 2003, já pilotando um Ford. Cirino, sempre com Mercedes-Benz, também venceu em 2004. Beto Monteiro conquistou na etapa de 2008 sua única vitória pela Scania. Giaffone também venceu com a Volkswagen em 2010, marca que Valmir Benavides levou à vitória em 2011.

A prova deste ano em Guaporé terá em disputa o Grande Prêmio Crystal e marcará o retorno às pistas de um dos vencedores da etapa – Fogaça voltará ao grid com um caminhão Ford. A liderança da competição é do paranaense Leandro Totti, piloto do Mercedes-Benz da ABF Racing Team, que soma 129 pontos. Monteiro, pela Scuderia Iveco, é o vice-líder, com 105. Giaffone, titular da RM Competições, pilota um MAN-Volkswagen e está em terceiro, com 99.

—————————————————————
Texto: Grelak Comunicação
Imagem: Orlei Silva