A. Jardim destaca retorno de Djalma Fogaça para a F-Truck


“A ideia do Fogaça voltar me agrada, mas eu fui contra quando ele decidiu parar”, conta o piloto paulista da AJ5 Racing /MAN Latin America. “Ele volta numa condição não tão boa, depois de quase três anos parado pode ter alguma dificuldade com o preparo físico. Do piloto, não há o que falar. Se o caminhão ajudar, ele vem bem, com certeza. E a volta de um nome como o dele é algo muito sadio para a Truck”, considera Adalberto Jardim que integrou juntamente com Djalma a DF Motorsport em temporadas anteriores.

O GP Crystal, oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, vai marcar neste domingo (14) no circuito gaúcho de Guaporé o retorno de Djalma Fogaça às pistas. O sorocabano, que pilotou na categoria entre 1999 e 2009, antecipa a volta à cabine do caminhão número 72 da Ford Racing Trucks – seu plano inicial era de retornar em 2013, quando vai completar 50 anos. Desde 2010, Fogaça atém-se ao comando técnico da equipe.

A presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, também aplaude o retorno de Fogaça à pista. “Ele é muito conhecido, e devido a isso vai abrilhantar ainda mais o evento, com certeza”, aposta. “Djalma é um piloto acostumado com corrida, sempre viveu disso e está aí até hoje. Ele tem sua importância para a categoria, passou muitos anos aqui como piloto, hoje é dono de equipe. Ele parou, mas nunca negou a vontade de retornar”, ela observa.

Guaporé vale “sobrevivência” na luta pelo título

O Grande Prêmio Crystal vai formatar no Autódromo Nelson Luiz Barro, na cidade gaúcha de Guaporé, uma relação real dos pilotos que seguirão para as duas etapas finais, em Curitiba (PR) e Brasília (DF), com chances de conquista do título. Pela classificação atual, são 11 os pilotos que sustentam chances matemáticas.

Valmir Benavides, competindo pela Scuderia Iveco, Adalberto Jardim, da AJ5/Volkswagen, Régis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team/Mercedes-Benz, e Geraldo Piquet, da ABF/Mercedes-Benz, figuram entre o oitavo e o 12º lugar na tabela de classificação – esse grupo inclui também Fred Marinelli, afastado da disputa por um acidente. As chances de conquista do título por um desses pilotos prende-se a combinações matemáticas consideradas improváveis.

Leandro Totti, da ABF Racing Team/Mercedes-Benz, lidera o campeonato com 129 pontos, Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, com 105, e Felipe Giaffone, da RM/MAN-Volkswagen, com 99. Os três vão fechar a etapa guaporense mantendo chances de título, com quaisquer combinações de resultados. O paulista André Marques é o quarto colocado na tabela de pontos, com 81.

Paulo Salustiano viaja a Guaporé ainda comemorando a conquista de seu melhor resultado na categoria – o segundo lugar na sétima etapa, disputada no dia 9 de setembro no circuito argentino de Alta Gracia, na província de Córdoba. Sexto na tabela, Wellington Cirino viaja a Guaporé disposto a consolidar a terceira vitória na pista gaúcha, onde ganhou em 2004 e 2005. Dono dos títulos brasileiros de 2002 e 2010, ano em que também venceu o Sul-Americano, Roberval Andrade corre pela primeira vitória na temporada.

A etapa de Guaporé da Fórmula Truck será disputada no próximo domingo e terá transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes. Confira a programação (horários de Brasília) para o fim de semana:

Sexta-feira (12/10)
11h às 12h – 1º treino livre
14h às 15h – 2º treino livre

Sábado (13/10)
9h às 10h – 3º treino livre
11h às 12h – 4º treino livre
14h às 15h30 – Treino classificatório
15h45 às 16h15 – Top Qualifying

Domingo (14/10)
8h30 – Warm-up
13h – Corrida

——————————————————————-
Textos: Grelak Comunicação
Imagem: Orlei Silva (2009)