Lançado simulador das corridas F-Truck para plataforma do Windows

As novidades reservadas pela Fórmula Truck para a temporada de 2013 contemplam, também, os apreciadores de jogos eletrônicos. A categoria acaba de lançar seu simulador, desenvolvido pela Reiza Studios para computadores que utilizam plataforma do Windows nas versões lançadas a partir do Windows XP, de 2001. O game reproduz as características do campeonato de 2012, com os 25 caminhões que estiveram na pista nas 10 etapas.

O jogo está à venda no site gameformulatruck.com e custa R$ 39,90. A aquisição dá direito a três ativações, para usuários que acionam o jogo em terminais diferentes. Os links para download dos 2,8 gigabytes do software do simulador são enviados ao jogador por e-mail, juntamente das instruções sobre as especificações técnicas necessárias – como, por exemplo, as referentes à placa de vídeo, para que suporte todos os gráficos 3D.

O site também disponibiliza uma opção para download de uma versão gratuita que garante 60 minutos de uso do simulador, que podem ser utilizados em uma ou mais vezes – expirado o prazo de teste, o jogador tem a opção de efetuar ou não a compra da versão definitiva. Nas próximas semanas, a Reiza vai disponibilizar no site do simulador uma versão de demonstração, contendo um caminhão e uma pista, a de Córdoba, na Argentina.

No simulador oficial da Fórmula Truck, o jogador tem à disposição, nos vários níveis de dificuldade oferecidos, os circuitos de 12 autódromos. À lista que inclui as pistas do Velopark (RS), Jacarepaguá (RJ), Caruaru (PE), Goiânia (GO), Interlagos (SP), Cascavel (PR), Córdoba (ARG), Guaporé (RS), Curitiba (PR) e Brasília (DF), a Reiza Studios acrescentou as duas pistas que voltaram em 2013 ao calendário – Tarumã (RS) e Londrina (PR).

O SIMULADOR
“O jogo oferecido no simulador é o mais realista possível. É um produto voltado não exatamente para as crianças, mas para um jogador um pouco mais maduro, mais habituado a jogos eletrônicos mais complexos”, segundo explica o gerente de projetos da Reiza Studios, Renato Simioni. “O simulador da Truck vai proporcionar às pessoas a noção de como é pilotar um caminhão. Para os que têm o hábito de jogar, é algo bem diferente de um carro de corrida”.

O desenvolvimento do simulador foi iniciado ainda em 2010. “O trabalho foi bem complexo. Nós atuamos junto às equipes da Fórmula Truck para obter dados precisos da telemetria e dos caminhões para oferecer ao jogador opções para ajuste de suspensão, de transmissão, de freio, de estabilidade, de tudo. E a pessoa pode aumentar ou diminuir o nível de dificuldade do jogo deixando os caminhões dos concorrentes mais velozes, por exemplo”, ele ilustra.

O trabalho de reprodução dos autódromos foi minucioso. “A construção das pistas no simulador nos levou a visitas técnicas a todos os autódromos. Trabalhamos com auxílio de dispositivos GPS para levantar a topografia de cada terreno, produzimos centenas de fotografias de cada detalhe para chegar a uma modelagem mais fiel possível das pistas, das zebras, das árvores e de tudo que compõe o ambiente dos autódromos”, detalha.

A presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, manifesta entusiasmo com a novidade. “O pessoal estava esperando que houvesse o game há algum tempo, as pessoas nos cobravam isso. Confesso que ainda não tive tempo para experimentar, mas meu filho está empolgadíssimo com o resultado. Todas as pessoas que falaram comigo a respeito vieram cheias de elogios. O jogo já está ‘bombando’, bem ao estilo da Fórmula Truck”, ela observa.

A próxima etapa da Fórmula Truck será disputada no dia 19 de maio, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE). A corrida valerá pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro e também, a segunda das quatro etapas que compõem o Campeonato Sul-Americano.

——————————————————
Texto: Grelak Comunicação
Imagem: Reiza Studios