Jardim vai a Córdoba motivado à conquista de seu terceiro pódio em etapas argentinas


Adalberto Jardim levou seu Volkswagen ao terceiro lugar em 2010 e à segunda posição em 2011. Sétima das dez etapas garantidas pelo calendário de 2013, a corrida de 8 de setembro na Argentina será a última das quatro válidas pelo Campeonato Sul-Americano da Fórmula Truck. Seis dos 26 pilotos inscritos para a prova no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província de Córdoba, reúnem chances de conquista do título continental. Nenhum deles integra a relação de vencedores das corridas da categoria no país vizinho.

Apenas dois nomes estiveram no degrau mais alto do pódio nas quatro vezes em que a Fórmula Truck apresentou-se ao público argentino. Entre 2009 e 2011, esses eventos aconteceram no Autódromo Oscar Gálvez, em Buenos Aires. Felipe Giaffone, com um caminhão Volkswagen, conquistou a vitória na primeira edição. Nos dois anos seguintes, o vencedor da etapa portenha foi o brasiliense Geraldo Piquet, sempre com Mercedes-Benz.

As três corridas na capital argentina aconteceram em programações que tinham a Fórmula Truck brasileira compartilhando a programação com etapas da Top Race V6, uma das principais séries de automobilismo do país. Em 2012 a categoria dos caminhões foi a Córdoba pela primeira vez. A realização de um evento-solo em outro país foi inédita. Giaffone, mais uma vez de Volkswagen, conquistou naquela corrida sua única vitória na temporada.

Os dois vencedores têm três aparições no pódio argentino da Fórmula Truck. Giaffone foi vencedor da etapa em 2009 e 2012 e terminou a corrida de 2012 em segundo lugar, sempre competindo com caminhões Volkswagen. No caso de Piquet, além das vitórias em 2010 e 2011, as estatísticas registram o terceiro lugar na prova de 2009. A lista de frequência no pódio na Argentina aponta quatro nomes com duas aparições, cada, em edições distintas.

Valmir Benavides, hoje na Scuderia Iveco, foi segundo em 2009, ainda integrando a equipe da Volkswagen, e quinto no ano passado. André Marques obteve quartos lugares em 2010, com Scania, e em 2011, com Volvo – hoje é piloto da Volkswagen. Renato Martins foi o quarto em 2009 e ficou em quinto em 2011, igualmente com caminhões Volkswagen.

Outros seis nomes da F-Truck figuraram no pódio argentino nas quatro corridas realizadas no país. Fabiano Brito – que não pilota mais na categoria, a exemplo de Martins – foi quinto em 2009, com um Volvo. Danilo Dirani terminou a etapa de 2011 em terceiro, com um Ford. Três pilotos estrearam em 2012 no pódio internacional: Paulo Salustiano foi segundo com um Volvo, à frente dos Mercedes-Benz dos então companheiros de equipe Leandro Totti e Luiz Lopes.

Líderes da estatística da Fórmula Truck em eventos na Argentina, Piquet e Giaffone e Piquet não têm chance de conquista do título do Sul-Americano – ocupam, respectivamente, a oitava e a 16ª posição na tabela de classificação. No Campeonato Brasileiro, a situação dos dois é bem mais positiva. Piquet é o líder com 77 pontos; Giaffone levou o novo caminhão MAN à primeira vitória no início do mês, em Cascavel (PR), e está em décimo na pontuação.

——————————————————-
Texto: Grelak Comunicação
Imagens: Orlei Silva