O caminhão mais ecológico que a Copa Truck já viu

A Copa Truck está de volta, depois de uma demora no início da temporada por causa da pandemia de Covid-19 que ainda assola o Brasil. A primeira etapa da temporada vai ser neste domingo, dia 28 de junho, no autódromo paranaense de Cascavel. Sem público, por causa das regras de distanciamento social, mas com emoção na pista e transmissão ao vivo pela TV.

No grid, algumas novidades, mas, o que mais chama atenção é a estreia da equipe AJ5 ECO SPORTS, do piloto Adalberto Jardim. Neste ano, Jardim vai pilotar um caminhão criado com base nos conceitos de sustentabilidade, uso de peças remanufaturadas e logística reversa. “Nosso caminhão não é verde só na cor. Ele traz o conceito da remanufatura e do reaproveitamento de peças e componentes, pois acreditamos que a reutilização dessas partes ajuda a preservar o meio ambiente e a divulgar a ideia de logística reversa e sustentabilidade. Apostamos neste conceito e levaremos isso para as pistas a partir da etapa de Cascavel, no Paraná”, diz o piloto.

Motor retificado e muito mais

O caminhão da REMAN BRASIL tem motor Mercedes-Benz 457 Reman de 12 litros e seis cilindros em linha, com bloco, virabrequim, cabeçotes, bielas, unidades de injeção, bomba de combustível e de pressão de óleo e acessórios todos usados, depois de passar pelos procedimentos de retífica. Os pistões e camisas, bronzinas, anéis e juntas são novos.

Além disso, o caminhão traz carenagem toda feita em fibra de vidro e fibra de bambu. A embreagem é remanufaturada, assim como os freios e o tanque de combustível, que é feito de alumínio reciclado. “O diferencial e o câmbio de seis marchas também são usados e foram remanufaturados pela nossa equipe. A pintura, verde, foi feita com tinta à base de água e o caminhão foi pintado pelo pessoal da Autoneg.

“Já que estamos vivendo um ‘novo normal’, vamos a Cascavel neste final de semana como a primeira equipe da Copa Truck competindo com o tema meio ambiente e sustentabilidade, com foco na logística reversa. Nosso caminhão foi todo construído em cima deste conceito, tirando do meio ambiente peças usadas e descartadas e trazendo para o público a ideia de acabar com o preconceito de usar peças reutilizadas, desde que sejam remanufaturadas e retificadas com qualidade e responsabilidade”, concluir Adalberto Jardim.

Transporta Brasil na área!

A estreia deste fim de semana também vai marcar a primeira iniciativa da Agência Transporta Brasil em esportes de competição. Somos a agência oficial da equipe AJ5 ECO SPORTS REMAN BRASIL e vamos ajudar o time a levantar a bandeira da sustentabilidade e da remanufatura na indústria dos caminhões e você, nosso leitor e seguidor, vai acompanhar tudo em detalhes.

A etapa da Copa Truck em Cascavel, estreia da temporada 2020, acontece neste fim de semana com transmissão ao vivo do canal SporTV2. No domingo (28), a corrida começa às 13 horas, pelo horário de Brasília.

Confira o calendário da temporada 2020 da Copa Truck

14 de agosto – Tarumã (RS)
20 de setembro – Curitiba (PR)
22 de novembro – Goiânia (GO)
13 de dezembro – Interlagos (SP)

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

Matéria completa: https://www.transportabrasil.com.br/2020/06/o-caminhao-mais-ecologico-que-a-copa-truck-ja-viu/

You may also like...