Mercedes-Benz domina o pódio na primeira etapa da Fórmula Truck 2013

Corrida que ocorreu no dia 10/3, terminou com Wellington Cirino sendo o vencedor; Mercedes-Benz foi a marca que mais pontuou na etapa gaúcha

Abrindo o calendário da Fórmula Truck 2013, a corrida no Autódromo de Tarumã, em Viamão, Rio Grande do Sul, terminou sendo dominada por pilotos com caminhões da Mercedes-Benz. Wellington Cirino foi o vencedor, seguido de Geraldo Piquet, Paulo Salustiano, Régis Boessio e Valmir Benavides.

Cirino manteve a liderança na largada, enquanto Roberval Andrade e Geraldo Piquet, adotando cautela no início, mantiveram suas posições logo atrás. Beto Monteiro e Paulo Salustiano foram superados ainda na primeira volta por Régis Boessio. Monteiro abandonou a prova na volta seguinte, por apresentar problemas no caminhão Iveco número 88.

Já na segunda volta, Salustiano recuperou a quarta posição, vindo à frente de Boessio. Em um momento sem mudanças nas primeiras posições, Felipe Giaffone e Adalberto Jardim abandonaram a corrida na sexta volta, ambos com problemas em seus caminhões. Além disso, na mesma volta, Djalma Fogaça passou pelos boxes para um drive-thru, como punição por ter excedido o limite de 160 km/h em um ponto da pista onde há radar.

Na sétima volta o Pace Truck pilotado por Talula Pascoli interviu para reagrupamento do pelotão, enquanto a equipe de resgate providenciava a remoção dos caminhões parados em posição de risco (vale ressaltar que voltas completadas sob comboio do Pace Truck não são computadas para efeito de cronometragem).

À relargada, dada após seis minutos, Salustiano passou a pressionar mais Piquet, enquanto Cirino abria vantagem. Um dos estreantes na etapa, Ronaldo Kastropil, fez um rápido pit stop após a relargada, por apresentar problemas em seu caminhão. Na décima volta, o atual campeão Leandro Totti, que havia largado da sétima fila, ultrapassou João Marcos Maistro e assumiu o sétimo lugar. Na décima volta houve a intervenção programada do Pace Truck, quando os cinco primeiros colocados recebem pontos de bonificação.

Entre os cinco primeiros à intervenção do Pace Truck estavam quatro pilotos de caminhões Mercedes-Benz. Além do líder Cirino, Piquet, Salustiano e Boessio ocupavam da terceira à quinta posição. Andrade, com Scania, era o segundo. Danilo Dirani diminuiu o ritmo de seu desempenho por conta de problemas em seu veículo, enquanto isso Talula Pascoli tomava o caminho de volta aos boxes para a direção de prova autorizar o reinício da disputa por posições.

Dada a relargada, Cirino abriu vantagem, enquanto Andrade, Piquet e Salustiano buscavam vice-liderança. Nos 60 minutos de corrida, o Pace Truck foi acionado novamente para remoção do caminhão de Dirani. A nova relargada apresentou Cirino seguindo à frente e Piquet superando Andrade, que apresentou problemas nos freios.

Na 16ª volta, Salustiano acabou superando Andrade, assumindo assim o terceiro lugar. Já na 18ª volta, Totti, com a carenagem do caminhão danificada, saiu da pista e perdeu a sétima colocação para Maistro, porém recuperou a posição poucas curvas depois. Andrade perdeu posições também para Boessio, Valmir Benavides e Totti, que após a 19ª volta completavam, nesta ordem, o grupo dos seis primeiros.

No início da 22ª volta, Diogo Pachenki, que largou em último por ter ficado fora da tomada de tempos classificatória em decorrência de uma quebra no caminhão, superou Jansen Bueno e assumiu a décima posição, o que deu a ele a melhor colocado entre os que estreavam na categoria. A quarta intervenção do Pace Truck foi determinada na 23ª volta, com a parada de Luiz Lopes à beira da pista. Andrade, nesse instante, estacionava nos boxes, com o sistema de freios de seu novo caminhão já sem condições para competir.

A última relargada foi dada quando faltavam apenas três voltas para o fim do GP. Benavides atacava a quarta posição de Boessio e Salustiano reabrindo assim suas tentativas de tomar o segundo lugar de Piquet. Na última volta Benavides e Totti duelavam pelo quinto lugar, que valia um lugar no pódio da prova.

Após a primeira das 10 etapas, a tabela do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é: 1º) Cirino, 32 pontos; 2º) Piquet, 23; 3º) Salustiano, 19; 4º) Boessio, 15; 5º) Benavides, 12; 6º) Totti, 10; 7º) Maistro, 8; 8º) Cattucci, 7; 9º) Pachenki, 6; 10º) Kastropil, 5; 11º) Fogaça e Andrade, 4; 13º) Marques, 3; 14º) Rodrigues, 2; 15º) Bueno, 1.

“Trabalhamos forte no desenvolvimento do caminhão, que mudou muito em relação ao ano passado. A equipe estava muito motivada, e acho que esse foi o principal motivo de um fim de semana maravilhoso. Consegui uma largada muito boa, e mantive o ritmo. Temos que ajustar alguns detalhes para as próximas etapas. Só tenho a agradecer muito a todo o time”, disse Cirino, o piloto da ABF/Mercedes-Benz.

No campeonato de Marcas, a ordem é a seguinte: Mercedes-Benz, 62 pontos; Volvo, 18; MAN, 15; Iveco, 12; Scania, 5; Ford, 4.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, no dia 7/4, marcará a volta da categoria a Londrina, no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

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